Reunião do CMDR define regras para distribuição de calcário em Itaiópolis

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 18/03/2012 - 17h09

Serão distribuídas um total de 680 toneladas de calcário, através do programa “Terra Boa”, mas apenas 57 agricultores vão ser beneficiados

Na última quinta-feira, 15 de março, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Itaiópolis juntamente com a EPAGRI, UNIPAFI, AMHO, Banco do Brasil, Sicoob, Cooper Alfa, STR, e Sindicato dos Produtores Rurais, secretário de Agricultura e o prefeito Helio César Wendt (PMDB) se reuniram no salão nobre da Prefeitura para tratar assuntos do Conselho e também do programa “Terra Boa”, que vai distribuir calcário a agricultores no sistema “troca-troca”. A reunião iniciou às 9h30min.

A pauta do encontro do CMDR foi discutir e decidir as principais regras de distribuição do calcário, através do programa “Terra Boa”. Ficou acertada, por deliberação do Conselho, a distribuição de 12 toneladas por bloco de nota de produtor. Cada agricultor beneficiado terá de pagar R$ 30,00 a título de frete por carga entregue. Isso é uma ajuda de custo para o óleo diesel dos caminhões da Prefeitura.

As autorizações serão exclusivamente entregues pela EPAGRI no próximo dia 23 de março. Nesse dia, os interessados, quando se dirigirem a EPAGRI precisam obrigatoriamente trazer o bloco de notas de produtor, documentos pessoais e uma análise do solo que deseja corrigir, que pode ser do ano passado ou de 2012.

Segundo a EPAGRI, somente 57 autorizações serão liberadas no dia 23. A cota de calcário para o município de Itaiópolis é de apenas 680 toneladas. Por ser muito baixa, se comparado a quantidade de famílias de agricultores que precisam o CMDR e a EPAGRI estão enviando proposta para a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Mafra, para que a cota seja aumentada e beneficie mais colonos ainda em 2012.

O agricultor que quiser acessar o programa “Terra Boa” precisa, necessariamente, estar totalmente adimplente na praça. Quem ainda não estiver tem até o dia 30 de março para resolver a situação e poder estar acessando o programa.

Outro assunto discutido no encontro foi a criação de uma comissão para elaborar uma proposta de criação de lei ao poder Executivo para a regularização do CMDR. Nessa proposta será elaborado um Regimento Interno para o Conselho. De cada região do município, ou seja, de diversas comunidades foram escolhidos representantes para contribuírem na proposta. A comissão é composta por agricultores e membros da sociedade civil.

O CMDR já existe há anos no município, mas funciona por regulamentação de Decreto do Poder Executivo. Se a Prefeitura acolher a proposta de criação de lei para regularização, o pleito deve ser enviado para análise e aprovação no Legislativo.

Todas as entidades puderam se manifestar durante a reunião. Discursaram o gerente do BB, do Sicoob, da Cooper Alfa, presidente do CMDR João Adelmo Czuika, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais e o prefeito. Cada autoridade explicou as principais ações, dentro das suas competências, que está desenvolvendo frente aos agricultores do município.

No sistema “troca-troca” o agricultor vai pagar por tonelada de calcário recebido o valor de duas sacas de milho, ou seja, cerca de R$ 35,00, considerando o preço de mercado da saca de milho atualmente.

Para o presidente do CMDR e também da UNIPAFI João Adelmo Czuika, o número de produtores – 57 – que serão beneficiados ainda é muito pequeno, em relação a um total de 2.500 famílias que sobrevivem da agricultura em Itaiópolis.

“A reunião foi importante, pois a comissão vai dar apoio na criação de leis para regulamentar o CMDR e também buscar mais investimentos e assim atender as necessidades do homem do campo”, disse João.

“Temos que incentivar e investir mais nos agricultores, que são o esteio da economia de Itaiópolis”, completou Czuika.

 

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.