Secretaria de Obras inicia recuperação de bueiro na Rua Juscelino Kubistchek de Oliveira

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 28/01/2011 - 21h14

O bueiro da Rua Juscelino Kubistchek de Oliveira, que havia sido danificado pelos temporais foi recuperado pela Prefeitura depois de deixar por um mês a rua parcialmente interditada

Após ficar por cerca de um mês parcialmente interditada, a Rua Juscelino Kubitschek de Oliveira, no centro de Itaiópolis está recebendo manutenção. As vésperas do natal do ano passado, um córrego que passa sob a via transbordou e causou o desmoronamento da cabeceira do bueiro. A retirada da cobertura vegetal, no entremeio da rua com a Avenida Tancredo Neves contribuiu no rompimento da cabeceira do bueiro. Pelo menos por um mês a via ficou em condições precárias de tráfego.

O fluxo em ambos os sentidos de rolamento ficou em meia pista. O córrego que corta a Rua Juscelino Kubitschek de Oliveira é um afluente do rio da Lança. Ele também é alimentado por outras pequenas nascentes de água. São despejados no córrego dejetos domésticos, entulhos e material poluente, como sabão industrial e resíduo de óleo automotivo. Devido à pressão de toda a água que desemboca no bueiro da rua citadina, o trânsito na via ficou perigoso. No local que desbarrancou não houve sinalização de alerta a pedestres e motoristas.

No início da semana, atendendo a reivindicação de mais de seis meses dos moradores, o departamento de Viação e Obras da Prefeitura de Itaiópolis iniciou uma operação de reconstituição da cabeceira do bueiro. A equipe de obras utilizou pranchas de eucalipto, barras de ferro e pedra “lascãoâ€, para fazer o aterro e recuperar a pista de rolamento que foi danificada pelos temporais. Para reforçar a cabeceira, os funcionários da Secretaria de Obras utilizaram barras de ferros entrelaçadas em estacadas, que foram instaladas no outro lado da rua. Com o desmoronamento da terra da cabeceira, até o cano da rede de distribuição de água tratada ficou descoberto, mas não houve interrupção no abastecimento.

A rua não recebeu sinalização adequada durante a execução das obras. Apenas uma placa de “Trânsito Impedido†foi colocada no inicio da cabeceira. Boa parte dos moradores que dependem da rua solicitava providências no local. Para eles a situação da via era vergonhosa para o município. Ainda, os moradores reclamaram dos valores das taxas de IPTU, comparado a falta de reparos na rua. “A falta de manutenção nesta via é uma falta de respeito, pois essa rua leva o nome de um ex-presidente da república que fundou Brasília, hoje capital Federalâ€, disse a aposentada Edith Kuyavski, que mora na rua. A mulher se referiu a Juscelino Kubitschek de Oliveira, que fundou Brasília. A equipe da Secretaria de Obras encerrou os trabalhos de recuperação do bueiro durante a semana. A expectativa é que o problema seja solucionado.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.