A feira vai contar com a presença do diretor geral da UTFPR Doutor Marcos Flávio Schiefler, além da presença de outros professores doutores que ministrarão palestras ao público na 1ª feira da escola. Segundo Rosemari Dresseno, a feira de Ciências e Tecnologia é um evento inédito no estado
Usar um pouco do conhecimento empírico e não somente a teoria vai passar a fazer parte da didático-pedagógica da Escola de Educação Básica Virgilio Várzea, de Itaiópolis. A direção da escola e professores está preocupada não apenas em formar alunos em nível médio da educação, mas em ofertar qualificação profissional, para que saiam preparados para um mercado de trabalho cada vez mais exigente.
Na região do Planalto Norte Catarinense há carência de escolas técnicas federais e as universidades são em grande maioria privadas. Isso limita o crescimento profissional de muitos estudantes da rede pública de ensino do município. Mas, ainda a esperança e boa vontade de muitos educadores, principalmente da escola de Educação Básica Virgilio Várzea.
Na última segunda-feira, 12 de setembro, a gestora da escola esteve na Câmara de Vereadores acompanhada de Cirineu Virmond para apresentar a programação e as atrações na área acadêmica, que farão parte da “Primeira Feira de Ciências e Tecnologia”. A feira é uma promoção da escola. O evento inicia dia 19 e segue até 25 de setembro.
De acordo com a gestora Rosemari Dresseno, o evento será grandioso e que se dependesse de recursos a escola jamais poderia realizar. A idéia de promover a feira se deu com apoio de um ex-aluno da Escola que atualmente é acadêmico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), antigo CEFET.
A feira vai contar com a presença do diretor geral da UTFPR Doutor Marcos Flávio Schiefler, além da presença de outros professores doutores que ministrarão palestras ao público na 1ª feira da escola. Segundo Rosemari, a feira de Ciências e Tecnologia é um evento inédito no estado, pois as tradicionais feiras acadêmicas ou escolares se limitam apenas a exposição de projetos.
O evento promovido pela Escola de Educação Básica Virgilio Várzea vai ser diferente. As palestras iniciam na segunda-feira, 19 de setembro a partir das 10 horas no Clube 16 de Abril e seguem até a quinta-feira, 22 de setembro. Os eventos acontecem de manhã e a tarde. No dia 23 de setembro, sexta-feira, será realizada a exposição dos projetos na Escola Virgilio Várzea, a partir das 8h 30 (Veja programação na íntegra). O evento é gratuito e extensivo a toda a sociedade.
Para Rosemari Dresseno a feira de Ciências e Tecnologia é um momento impar no município e na região e o objetivo do trabalho é sensibilizar o poder público, especialmente nas esferas estadual e federal no sentido de ofertar mais oportunidades aos alunos egressos do ensino médio.
Conforme Rosemari existe hoje apenas um curso profissionalizante na Escola Virgilio Várzea, que é o magistério. “Apenas 10 a 15% de alunos que se formam no ensino médio vão para uma universidade. O restante fica em Itaiópolis sem qualificação profissional e o mercado de trabalho cada dia exige mais pessoas capacitadas”, disse Rosemari.
A proposta da direção da escola e dos professores é chamar a atenção das autoridades para que conheçam o potencial dos alunos e conseqüentemente invista na abertura de cursos profissionalizantes a nível médio na própria escola Virgílio Várzea. “Os jovens devem deixar a escola com uma profissão e preparados para o mercado de trabalho”, concluiu a gestora.



Legal a feira principalmente o trabalho do PETRÓLEO