
De acordo com o presidente Mauro Kazmierczak a área a ser construída pode chegar a 750 metros quadrados, divididos em três pavimentos. O investimento nas obras de construção vai atingir R$ 180.000,00. A expectativa do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais é que nos próximos seis meses a obra já esteja em fase adiantada, pelo menos para abrigar à agropecuária Agrorural
Tão logo iniciar a semana, máquinas e homens farão a demolição de parte do atual prédio do Sindicato dos Produtores Rurais de Itaiópolis. A estrutura física rudimentar e simplista do antigo prédio deve dar lugar às colunas de pré-moldados em concreto. O espaço onde funciona o sindicato localiza-se na esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Rua João Pessoa. Por anos o imóvel existe nesse local e ainda preserva traços em pelo menos uma parte do prédio dos primeiros projetos arquitetônicos do povoamento do município. Atualmente o prédio do Sindicato dos Produtores Rurais abriga a estrutura administrativa da diretoria da entidade; uma sala onde são ministradas aulas do projeto de inclusão digital e, mais ao lado, a loja de agropecuária – Agrorural – que é de propriedade do Sindicato.
Durante a semana que passou, toda a loja teve de ser deslocada para um edifício alugado, situado na própria Avenida Getúlio Vargas, para dar condições de início das obras de implosão. A Agrorural passa a atender no antigo bar do “Narlock”, no edifício número 153. Segundo o perseverante presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itaiópolis Mauro Kazmierczak, toda a estrutura em pré-moldado já está devidamente paga. A parte física do prédio que será demolida para a construção do novo espaço compreende os limítrofes do edifício do Banco do Brasil seguindo até a Contabilidade Semmer.
De acordo com Mauro Kazmierczak a área a ser construída pode chegar a 750 metros quadrados, divididos em três pavimentos. O investimento nas obras de construção vai atingir R$ 180.000,00. A expectativa do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais é que nos próximos seis meses a obra já esteja em fase adiantada, pelo menos para abrigar à agropecuária Agrorural. O objetivo de construir o novo prédio, segundo Kazmierczak, visa propiciar um espaço mais moderno a loja de produtos para agropecuária.
Articulado no meio político e exemplo de gestão financeira, o presidente Mauro explica que a obra será custeada com recursos próprios do Sindicato, mas admite que uma parte do pagamento da estrutura de pré-moldado é oriunda de subsídios políticos, angariados pela presidência. Além de espaço para a loja de agropecuária o novo edifício vai dispor de um auditório com capacidade para acomodar cerca de 80 pessoas. Esse espaço servirá para a realização de reuniões de interesse do Sindicato e também da própria sociedade Itaiopolense.
Em visita ao Sindicato dos Produtores Rurais de Itaiópolis, o presidente Mauro Kazmierczak apresentou a planta arquitetônica do novo prédio, que já está devidamente licenciado para o inicio das obras sob o alvará de construção da Prefeitura número 102/2010. Mauro preside o Sindicato desde 1994 e, como todo o sindicalista, já enfrentou inúmeras dificuldades e uma delas, que envolve a entidade, é a escassez financeira. Mas, no entanto, os obstáculos foram sendo superado pelo presidente e no ano de 1996 o Sindicato comprou a loja agropecuária. Atualmente, segundo a diretoria do Sindicato, são 900 sócios, mas, que estão em dia com as obrigações Sindicais é apenas 160.
No mês de agosto de 2009 houve a eleição para a escolha da diretoria e do conselho fiscal do Sindicato dos Produtores Rurais de Itaiópolis, que assim ficou composta: Diretoria – Presidente Mauro Kazmierczak, vice-presidente Adinir Virmond, secretário Marcos Zeczkowski e tesoureiro Luiz Hirth Sobrinho. Suplentes da Diretoria: Osmar Taucher, Hélio Plautz, Gilberto Luiz Bauer e Ricardo Lamin. Conselho Fiscal: Lauro Veiga, Valdir Linzmeyer e Vicente Celço Oribka. Suplentes do Conselho Fiscal: Wilson José Linzmeyer, Leopoldo Marciniak e Irineu Penkal. A duração do mandato da diretoria citadina é de quatro anos.
