Sindicato dos trabalhadores rurais de Itaiópolis dá continuidade ao programa de moradia rural

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 17/06/2013 - 17h54

Desde 2007 até o momento o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaiópolis em parceria com a Prefeitura Municipal vem intermediando projetos de habitação rural beneficiando em média 100 famílias com recursos do governo federal em nossa região.

Nos dias 16 e 22 de maio deste ano, foi realizada na sede do Sindicato a assinatura de 21 contratos do Programa Minha Casa Minha Vida Rural (MCMVR), totalizando até o momento 28 famílias beneficiadas com este programa, sendo que sete estão em fase de término. No evento estiveram presentes as famílias beneficiadas, representantes da Caixa Econômica Federal, Sindicato e Prefeitura do município.

Foi esclarecido aos beneficiários como procederá a construção das casas, sendo entregue para cada beneficiário uma pasta com documentos referentes a construção da moradia, cartilha informativa sobre o programa social e informações para execução das obras e camisetas do projeto Social.

Cada família será beneficiada com o valor de R$ 28.500,00, que serão utilizados para compra de materiais de construção para serem utilizados na construção das respectivas casas que medem 69,7 m², totalizando R$ 598.500,00 que serão investidos em moradia rural em nosso município. Esses recursos foram disponibilizados pelo governo federal, através do Sindicato e da FETAESC, que há mais de dez anos vem pleiteando a busca por benefícios e financiamentos acessíveis para os agricultores da nossa região.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaiópolis é a entidade executora dos projetos de habitação rural, onde o mesmo é dividido em etapas que além de auxiliar nos esclarecimentos de dúvidas, proporciona as famílias beneficiadas informações referentes à melhoria da qualidade de vida.

Essas etapas são organizadas pela colaboradora do Sindicato Sandra Veiga Mirek e assistente social da Prefeitura Municipal de Itaiópolis Franciele Guelbcke, as quais são assessoradas por profissionais da FETAESC e SOS SUSTENTAR. As mesmas reúnem os beneficiários na sede do sindicato ou dias de campo para cumprir o cronograma do projeto de trabalho técnico social. Todas as ações das etapas são registradas em atas e relatórios sociais encaminhados para a empresa SOS Sustentar para prestação de contas do recurso em que os beneficiários foram enquadrados conforme requisitos do programa.

Para a realização do cronograma do projeto de trabalho técnico social, o sindicato recebe apoio da EPAGRI, onde a profissional de nutrição Telma Koene traz informações sobre o tema educação para saúde. Também o engenheiro Adriano Cembalista trouxe informação sobre o tema educação ambiental, envolvendo os seguintes assuntos: distinção e destinação correta do lixo reciclável, orgânico e tóxico, forma correta de implementação de um jardim e capacitação para implementação demonstrativa de recuperação da mata ciliar em nascentes de água.

O evento registrou também a participação do engenheiro civil Célio Leandro Sarmento que contribui com informações referentes à Educação Patrimonial, abordando assuntos como cuidados e preservação da moradia. Futuramente serão realizados novos encontros onde serão abordados assuntos como Empreendedorismo envolvendo assuntos referentes à educação para geração de trabalho e renda, sucessão familiar e sustentabilidade da propriedade.

O objetivo geral deste trabalho baseia-se em promover atividades sócias educativas de caráter informativo, visando o desenvolvimento comunitário, pois mais do que um ambiente físico, uma nova moradia ou a reforma da morada existente, acompanhado de um programa técnico social traduz-se em mudança de vida das famílias. Enfim, pensar em moradia é muito mais que a casa. É pensar em dignidade, em qualidade de vida, em produção de alimentos saudáveis e para a subsistência, em bem estar e melhoria da auto-estima, em embelezamento das propriedades, em permanência do agricultor no campo.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.