Sindicato Rural encerra cursos em Itaiópolis

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 04/09/2010 - 16h25

Pelo menos mais quatro turmas já estão formadas para iniciarem o curso de informática do programa de inclusão digital, que é ofertado pelo Sindicato Rural

O Sindicato Rural de Itaiópolis, que é presidido por Mauro Kazmierczak, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) encerrou uma série de cursos em Itaiópolis. Nos dias 26 e 27 de agosto aconteceu no salão da capela de Volta Triste um curso sobre conservas de frutas. Participaram da capacitação 16 pessoas. O curso teve carga horária de 16h. Esse curso foi ministrado por Isolete Abouhatem, da cidade de Lages, e abordou os seguintes temas: As finalidades da conservação de alimentos; os métodos de conservação de alimentos; segurança e saúde no trabalho; cuidados com o meio ambiente; a importância da higiene na manipulação de alimentos entre outros assuntos pertinentes ao curso.

Também nos dias 26 e 27 de agosto, foi realizado na sede do Lions Clube de Itaiópolis, um curso sobre conserva de hortaliças e temperos. Esse trabalho também é uma parceria entre o Sindicato Rural e o Senar. O curso teve carga horária de 16h e registrou a participação de 10 pessoas. Esse curso foi ministrado por Maria Ivone Ortolan, da cidade de Curitibanos. Tanto esse, quanto o curso de conservas de frutas foram direcionados para agricultores familiares, em especial, para integrantes da Associação de Mulheres Horticultoras de Itaiópolis (Hortas Orgânicas). Esses cursos possibilitam agricultores familiares à instalação de agroindústrias, para beneficiamento, fracionamento e embalagem corretamente produtos da agricultora familiar, agregando mais valor à produção. No curso sobre conservas de hortaliças e temperos os participantes aprenderam como preparar picles, conservas fermentadas, molhos, massas e pastas de temperos além de assuntos como higiênica, segurança e saúde no trabalho e meio ambiente.

Nos últimos dias 01 e 02 de setembro, aconteceu no salão da capela de São João um curso sobre boas práticas na manipulação de alimentos. Participaram 14 pessoas. Esse curso também é uma parceria entre o Sindicato Rural e o Senar. Quem ministrou o curso foi Patrícia Ambros Gomes, da cidade de Imbituba, no sul do Estado. O curso foi direcionado para agricultores e, especialmente, para as pessoas que trabalham nas cozinhas de festas interioranas. A carga horária desse curso foi de 16h. Nos próximos dias 08 e 09 de setembro, acontece o mesmo curso no salão da capela do Rio Vermelho (“dos Clementeâ€).

No último dia 01 de setembro, teve inicio o programa Sol Rural em Itaiópolis, que é uma parceria entre a Souza Cruz, Senar e Sindicato Rural. Sol quer dizer: Serviço, organização e limpeza da propriedade rural. O programa teve inicio na comunidade de Rio Vermelho e segue até o dia 08 de setembro. Quinze famílias participam do programa. O foco do programa é atender produtores de tabaco. O programa, na comunidade, está sendo organizado pelo orientador da Souza Cruz Sérgio Malinoski. A metodologia de trabalho consiste em dedicar dois períodos da manhã, durante a semana, onde os 30 participantes assistem a palestras em sala de aula. O restante do tempo na semana, os participantes realizam visitas nas propriedades. São dedicadas duas horas por propriedade rural. O instrutor desse programa é Guilherme Matos, do município de Major Vieira. Na primeira etapa, os participantes com auxilio do instrutor identificam o que pode ser feito para melhorar a propriedade. Tudo é registrado por levantamento fotográfico. Após 40 dias, após serem aplicados os conhecimentos adquiridos para revigorar a propriedade o orientador Sérgio retorna para mensurar os resultados.

Durante o mês de agosto o Sindicato Rural de Itaiópolis formou mais três turmas do programa de inclusão digital rural. O curso é dividido em duas etapas, sendo que a primeira trata de assuntos de iniciação a informática (o aluno aprende a ligar e desligar o computador; lidar com texto: negrito, itálico, fazer tabelas, criar um e-mail e a navegar pela internet). Na segunda etapa, é feito a revisão do que foi apreendido na primeira, mas os participantes apreendem também a criar planilhas eletrônicas e recebem complementos para navegar na net. Cada curso tem carga horária de 16 horas. O aluno, após concluir o curso, recebe certificado registrado pelo MEC e pelo Ministério do Trabalho. A idade mínima para ingressar numa turma é de 16 anos. O aluno que participa ainda ganha almoço gratuito e o principal público são agricultores. No entanto, pessoas do centro da cidade também podem se inscrever nos cursos. O Sindicato Rural já tem mais quatro turmas para o mês de setembro de 2010. São dez alunos por turma. Os interessados em participar devem passar no Sindicato Rural para fazer a inscrição, que é gratuita.

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. REGIANE MENDONÇA

    Gosto muito de saber de iniciativas como estas que validam a existência das instituições que as promovem, ao contrário de outras instiutições que pertencem ao poder público mas não trabalham em função do cidadão comum, do bem da comunidade.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.