Sufoco: CRAS de Itaiópolis envia ao estado documentos para a construção da sede no limite do prazo

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 11/08/2013 - 13h01

A última semana foi marcada por correria da equipe do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Os responsáveis pelo centro fizeram a juntada de documentos para envio ao Estado a fim de conseguir convênio para a construção de uma sede própria. Hoje o CRAS funciona em prédio alugado, na rua Duque de Caxias, próximo ao estádio 16 de Abril.

Segundo informações, a equipe do CRAS teve várias dificuldades para aprovar o projeto na Prefeitura de Itaiópolis. O assunto foi parar na Câmara de Vereadores e foi comentado por alguns edis, durante a última sessão ordinária, realizada na segunda-feira, 5.

Segundo informações, o prefeito não entendeu do que se tratava e “desapareceu†misteriosamente da Prefeitura. Como a equipe do CRAS tinha prazo para enviar o projeto e esse prazo estava no limite, o projeto foi assinado pelo atual secretário da administração, na ausência do prefeito.

Segundo um vereador, o próprio prefeito está “engessando†a administração pública. Por pouco, o município acaba perdendo o convênio com o Estado para a Construção do CRAS. Felizmente, nos últimos minutos para envio do projeto, o Estado aceitou, mesmo não sendo a assinatura do prefeito atual no projeto.

A reportagem da Gazeta de Itaiópolis ouviu um funcionário do CRAS. O servidor disse que “mesmo com dificuldades em conseguir a aprovação da Prefeitura através de um simples carimbo e uma assinatura, isso não foi empecilho para fazermos os devidos encaminhamentos de documentaçõesâ€.

Segundo o CRAS, o estado informou que a documentação está certa para a construção do centro. Segundo este servidor, do CRAS de Itaiópolis, a Secretaria do Estado da Assistência Social comunicou que provavelmente na semana que vem o edital da licitação será enviado à equipe do Pacto do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) e assim que o banco der um retorno ao Estado será a publicação do pregão, e todos os municípios que estão aguardando serão informados.

Falta de equipe

O CRAS de Itaiópolis hoje não possui equipe completa e já enviou três planos de providências ao Estado com prazos para o município cumprir a lei, caso contrário poderá perder a verba se não cumprir as exigências que são propostas na Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS – NOB-RH/ SUAS, a qual diz que a composição da equipe mínima de referência que trabalha no CRAS para a prestação de serviços e execução das ações no âmbito da Proteção Social Básica no município é a seguinte:

QUADRO DE PESSOAL

N.º DE
ORDEM
CARGO CARGA HORÃRIA REQUISITOS
01 Coordenador do CRAS 40 Horas Semanais Diploma de curso de graduação emitido por instituição de ensino superior devidamente registrada pelo Ministério da Educação – MEC, com registro profissional no respectivo Conselho Regional, quando houver, preferencialmente nas seguintes categorias: Assistente Social, Psicólogo, Advogado, Administrador, Antropólogo, Contador, Economista, Economista Doméstico, Pedagogo, Sociólogo, Terapeuta Ocupacional.
02 Assistente Social 40 horas semanais Diploma de curso de graduação em Serviço Social, emitido por instituição de ensino superior devidamente registrada pelo Ministério da Educação – MEC, com registro profissional no CRESS.
01 Psicólogo 40 horas semanais Diploma de curso de graduação em Serviço Social, emitido por instituição de ensino superior devidamente registrada pelo Ministério da Educação – MEC, com registro profissional no
01 Agente Administrativo 40 horas semanais Escolaridade de nível médio completo.
02 Agentes Sociais 40 horas semanais Escolaridade de nível médio completo.

Segundo informações do servidor do CRAS, hoje o centro em Itaiópolis dispõe de uma Coordenadora e uma Psicóloga.

A verba para construção do CRAS está sendo aguardada há pelo menos três anos e novamente o estado vem solicitando aos municípios para que enviem os documentos.

“É inaceitável que alguns destes ainda não mandaram os documentos sendo que o município vai ser beneficiado com recursos e não terá que dar nenhuma contrapartida financeiraâ€, disse o servidor, se referindo a verba para a construção da sede própria do CRAS.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.