Trânsito de caminhões cargueiros de madeira bruta segue pelo centro da cidade e poder público ainda não tem solução

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 13/08/2011 - 12h19

Segundo o vereador Wilson Marciniack (PPS), o próprio Antônio Tsunoda disse que a intenção da Rigesa é retirar o tráfego de caminhões pesados do centro de Itaiópolis, e deslocar por uma das vias secundárias (laterais), mas o pedido da Prefeitura foi de que o trânsito de caminhões permaneça pelo centro, pois os danos causados nas vias laterais seriam bem maiores

Mesmo com a indignação em peso de comerciantes e moradores das Ruas Getúlio Vargas e Nereu Ramos, no centro de Itaiópolis, a respeito do trânsito de caminhões de carga pesada, ainda não se teve uma solução para a problemática. Na última sessão do poder Legislativo, realizada na segunda, 8 de agosto, a vereadora Marlete Arbigaus (PP) disse que fez visitas a comerciantes e moradores das duas ruas mencionadas e, segundo a parlamentar, as pessoas pedem providencias urgentes para desviar o tráfego pesado do centro da cidade, principalmente os caminhões do setor madeireiro. A vereadora protocolou na Câmara documento pedindo as providencias necessárias para resolver o problema.

De acordo com Marlete, o trânsito pesado de caminhões transportando até 60 toneladas está destruindo os pavimentos. Ainda, segundo a vereadora, não há número suficiente de garis para dar conta da limpeza das vias públicas. “Constatei a existência de rachaduras em estabelecimentos comerciais do centro, devido à vibração do trânsito dos caminhõesâ€, disse Marlete.

O tráfego de caminhões de carga pelo centro também atrapalha estudantes da escola Centro Educativo, no que diz respeito à acústica, que causa desconforto também aos professores que tem de interromper parte das aulas. Segundo a vereadora, o fluxo de caminhões de carga pelo centro causa transtorno também nos estacionamentos, boa parte em angulação de 45°. Marlete disse também que havia feito indicação ao poder Executivo em 2009, para que resolvesse o problema do trânsito pesado. Naquela ocasião, solicitou auxilio inclusive da Associação Comercial de Itaiópolis. Ao final de seu pronunciamento, mais uma vez a vereadora propôs a mesa diretora da Casa Legislativa envio de oficio ao prefeito endossando a indicação, para a tomada das providencias.

Disse à vereadora que estão elaborando abaixo-assinado, que deve ser encaminhado as autoridades competentes. O vereador Wilson Marciniack (PPS) participou de um aparte no discurso da vereadora e disse fazendo menção ao trânsito pesado no centro da cidade, que no dia 01 de agosto visitou a empresa Rigesa em Três Barras, SC.

O vereador disse que conversou com Antônio Tsunoda e expôs a situação do município de Itaiópolis. Tsunoda explicou ao vereador a origem e a instalação da Rigesa na região e apresentou toda a estrutura da empresa. Segundo o vereador Wilson, o próprio Tsunoda disse que a intenção da Rigesa é retirar o tráfego de caminhões pesados do centro de Itaiópolis, e deslocar por uma das vias secundárias (laterais), mas a pedido da Prefeitura foi de que o tráfego de caminhões permaneça pelo centro, pois os danos causados nas vias laterais seriam bem maiores. “Eu fiquei surpreso com a resposta. Liguei para o prefeito, mas até agora não consegui sentar com ele para encontrar uma solução ao problemaâ€, disse o vereador Wilson.

De acordo com o parlamentar, a Rigesa está pronta para formar parceria na construção de uma rodovia alternativa (desvio) para o trânsito cargueiro.

Outras sugestões foram apresentadas por Tsunoda ao vereador, mas, no entanto, ainda não foram colocadas em prática.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.