Agência do Banco do Brasil de Itaiópolis disse que as filas existem devido à dificuldade em que o público da terceira idade enfrenta em se auto-atender nos terminais de atendimento eletrônico

Mesmo com os direitos garantidos por meio do Estatuto do Idoso, no tocante a atendimento preferencial, ainda há muito para se fazer nas repartições públicas ou que prestam algum tipo de atendimento coletivo. Apesar do amparo legal, órgãos prestadores de serviços ao público especial da terceira idade carecem de estrutura, principalmente humana. Um exemplo, que ocorre em Itaiópolis é o atendimento nas agências bancárias. O termo se reduziu ao singular, para piorar a situação. Com a incorporação da Agência do Besc pelo Banco do Brasil, houve a fusão de duas agências em apenas uma. O governo fechou o Besc e empurrou toda a demanda para o Banco do Brasil.
O resultado não poderia ser outro. Saturação no atendimento, longas filas, chá de cadeira e a necessidade de muita paciência. Nesse contexto, quem acaba sendo castigado é o público da terceira idade, que é por natureza mais vulnerável e depende de auxílios para as operações bancárias. Com a concentração de todo o atendimento numa única agência do Banco do Brasil, a tese assegurada por lei cai por terra, ou seja, a terceira idade tem de enfrentar longas filas para receber atendimento. Com isso, o que não faltam são reclamações.
O assunto foi, inclusive, tema de discurso de um vereador durante a última sessão da Câmara, realizada na segunda-feira, 28 de março. Para entender a dimensão do problema basta ir ao Banco do Brasil ao final de cada mês, época em que os mais de 3.000 aposentados recorrem ao recebimento de benefícios como aposentadoria e pensões. O fluxo no centro da cidade aumenta e aquece o giro na economia e na movimentação financeira local. Geralmente essa movimentação de pessoas ocorre do final até o quinto dia útil de cada mês, período em que os aposentados e pensionistas procuram a agência bancaria para receber o que é de direito.
Incorporação do Besc pelo BB agilizou os serviços
Nossa reportagem procurou a Agência do Banco do Brasil (BB) de Itaiópolis, para obter informações quanto à existência de filas para atendimento de aposentados. Fomos prontamente atendidos pelo gerente local, Mario César Borges. De acordo com o gerente existem filas, principalmente no final de cada mês, onde os aposentados procuram a agência para receber. No entanto, as filas existem devido à dificuldade em que o público da terceira idade tem nos terminais de auto-atendimento.
Segundo Borges, para facilitar os aposentados, o BB disponibiliza um funcionário e mais dois estagiários a partir das 08h30, para auxiliarem no atendimento, uma vez que o horário de atendimento do banco é das 10h às 15h. Quanto ao horário de funcionamento do auto-atendimento é das 06h às 22h.
Conforme o gerente, a incorporação da agencia do Besc pelo BB não concentra a demanda, pois a agência BB de Itaiópolis tem quatro terminais de auto-atendimento e mais três caixas, em contrapartida a um único terminal que existia na agência do Besc. Explicou ainda o gerente, que o INSS emitiu um cronograma com as datas de recebimento dos benefícios. Para quem recebe até um salário mínimo o pagamento iniciou, por exemplo, no dia 25 de março. Isso, consequentemente, para desaglutinar a concentração de pessoas em um único dia na agencia bancária. O cronograma se estende, por exemplo, até o dia 07 de abril. Segundo o gerente, para quem recebe no dia 25, por exemplo, pode retirar o salário em até 30 dias, após a liberação.
Esse procedimento, no caso dos aposentados pode ser realizado em qualquer momento fora do horário de atendimento da agência, em qualquer terminal de auto-atendimento. Isso garante maior flexibilidade de datas, pois não é obrigatório o segurado receber o salário exatamente no dia do cronograma. Borges explicou também que o BB tem instigado uma campanha para que os correntistas e clientes evitem as filas (veja quadro de dicas). Segundo a agência BB de Itaiópolis, para que o cliente evite as filas no banco é interessante que ele passe a usar o cartão de débito automático nos estabelecimentos comerciais. Não tem custo para o consumidor. O gerente Mario, disse que não tem medido esforços para bem atender os clientes e também aos aposentados, mas o problema de evitar os terminais de auto- atendimento pode estar vinculado às questões culturais e de insegurança.
De acordo com Borges, todas as operações bancárias são seguras e não há problemas em Itaiópolis. O usuário pode utilizar auto-atendimento, cartão de débito e a própria internet com total segurança. O BB de Itaiópolis deve expandir o espaço físico, para potencializar o atendimento ainda até o final do ano de 2011. Segundo o gerente, o segundo piso do prédio também vai funcionar, mas depende de edital para inicio das obras, sendo que tem de respeitar também a lei da acessibilidade para os portadores de necessidades especiais. Outra novidade, segundo o gerente, é a instalação de um terminal de auto-atendimento no frigorifico Tyson do Brasil. O gerente lembra que as filas existem, mas é de responsabilidade de todas as pessoas em colaborar na diluição do público nas agências. As campanhas de orientação são uma boa dica aos usuários, antes de tecer especulações do que o BB possa estar deixando de ofertar ao público em geral.

