Segundo Mirek (PSDB) a Secretaria da Saúde gastou R$ 8.700,00 para reformar um Fia/Uno que vale em média R$13 mil, de acordo com a tabela Fipe
O vereador Paulo Mirek (PSDB) de Itaiópolis realizou através da Câmara de Vereadores um pedido de informação para apurar valores gastos pela Secretaria da Saúde do município na reforma de um veículo que é utilizado para transporte de funcionários a um Posto de Saúde do interior. Em resposta, ao pedido, a Prefeitura encaminhou ao parlamentar cópias de empenhos e notas fiscais de quanto foi gasto na reforma de um veículo Fiat/Uno, placas MCA-1907, da secretaria. De acordo com as notas fiscais, a empresa que realizou a substituição de peças, acessórios e mão-de-obra no carro foi a Maxicar de Mafra. Segundo Mirek, a Secretaria de Saúde pagou somente de peças e acessórios para o carro R$ 6.115,00. De mão-de-obra a secretaria pagou mais R$ 2.585,00, que corresponde a um total geral de R$ 8.700,00.
Conforme o parlamentar, o valor pago pela reforma do carro é exorbitante, se comparado ao valor de mercado (comércio) do referido veículo. “A Secretaria da Saúde gastou na reforma desse Uno cerca de 60% do valor de um carro semelhante nos preços de tabela de comércio. A tabela Fipe estima que um Fiat/Uno desse tipo é comercializado a R$ 13 mil”, explica o vereador. O parlamentar disse que é inviável usar dinheiro público na reforma de um carro, principalmente mais de 60% do valor de comércio do veículo. Mirek disse que esse tipo de procedimento não deve ser executado.
“Até concordo que a secretaria reforme a frota, mas que o valor dos consertos não ultrapasse 30% do valor total do veículo”, disse o vereador. O veículo Uno Mille Fire, modelo 2002 a gasolina, já foi reformado e está sendo utilizado para o transporte de funcionários ao posto de saúde da localidade de Moema.
No início do mês de novembro, o vereador já havia feito pedido de informação à Secretaria da Saúde, para saber quanto foi gasto com a reforma de uma ambulância. Atendendo ao pedido de Mirek, a Secretaria encaminhou cópias de empenhos e do cheque pago a Auto Peças Margoti, do município de Mafra, empresa que realizou o trabalho de reforma na ambulância. De acordo com as notas fiscais e comprovantes bancários a Secretaria da Saúde pagou R$ 9.420,00 pelo serviço de reforma. Deste valor, R$ 5.790,00 são de mão-de-obra e o saldo foi gasto com peças e acessórios, conforme as notas fiscais apresentadas. No entanto, pela má qualidade do trabalho realizado na reforma da ambulância, a secretaria encaminhou o veículo para que os procedimentos fossem refeitos.
