“No dia 25 de Dezembro, a imagem carinhosa que temos é de Deus, recém-nascido, que iria viver a concretude de nossa condição humana, sendo divino.”
Comemorar o nascimento de Jesus. Natal. Que lindo isso! É tão comum nos aniversários os parabéns, o ganho de presentes… Ter um dia para fazer memória ao Menino Jesus tem um significado muito maior. O nosso Deus desceu das alturas, para onde todos os olhares se voltavam, e veio ficar entre nós. No dia 25 de Dezembro, a imagem carinhosa que temos, é de uma criança recém-nascida que iria viver a concretude de nossa condição humana, mesmo sendo divina.
Depois de sua morte, lembremo-nos de que Ele ficou entre nós. É interessante como a constatação dos apóstolos: “Ele está no meio de nós” , repercute no modo como olhamos uns para os outros. Ele ficou. Permaneceu. Nunca nada continuou como antes Dele. Ele nos irmanou. Sua ausência física é certeza de sua presença na continuidade que fazemos de suas atitudes.
O Natal nos faz relembrá-las. Deixemos de julgamentos. Quem está certo? Por quê viver apontando o outro como pecador, se nesse momento, ao apontar o pecado alheio, quem mais peca é quem acusa, é quem aponta? Ocupemo-nos com a ceia! Memória Àquele que gostava de comer com os amigos. Façamos isso. Ao sentarmos à mesa nessa noite tão especial, tenhamos a certeza de que não estaremos alimentando somente nosso corpo. Não. Nossa alma é quem mais precisa de alimento. E… A mesa posta pede demora, pede partilha, sugere o encontro verdadeiro. Com Ele e com os que estão conosco. A mesa está pronta! O prato principal é o amor. O motivo de a mesa estar tão especialmente enfeitada é um só: Deus nos ama tanto, que esta noite, a que simboliza Seu nascimento entre as criaturas por Ele criadas, merece enfeites, sorrisos, alegrias. Os presentes? Ah! Cada um merece por ser tão especial para Ele. Feliz natal!

Parabéns, Mirian. Gostei muito do texto e tenha certeza de que irei indicá-lo aos meus amigos e conhecidos. Nos faz pensar no Natal e em seu verdadeiro significado. É uma data especial, na qual as pessoas confraternizam, onde mostram o real sentido da palavra união.
Esse dia nos proporciona paz de espírito, e seu texto nos diz exatamente como essa data é especial.
Que Deus lhe abençoe, feliz natal e feliz ano novo para você e sua família.
O Natal hoje em dia é, infelizmente, visto pela maioria como uma data propícia para o comércio.
Eu penso que, se todos nós “humanos” puséssemos em prática os ensinamentos de Jesus, que nasceu, cresceu e viveu humanamente entre as pessoas, ensinando a praticar o AMOR ao próximo o ano todo, ou melhor todos os dias, teríamos o Natal o ano inteiro.O Amor ao próximo é e
continuará sendo o maior dos ensinamentos deixados por Jesus. Que tal tentarmos sempre, fazer de cada dia o nosso Natal?
Parabéns Mirian pela reflexão, gostei muito.