O prefeito participou de reunião com grupos colocando a Secretaria da Criança e Ação Social e seu gabinete à disposição da terceira idade

A sexta-feira, 15 de junho, foi marcada pela mobilização alusiva ao “Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso” realizada pelo Centro de Convivência do Idoso – CCI de Mafra. Às 13h30min os 24 grupos do CCI fizeram uma caminhada com faixas e cartazes, partindo da Rua São João Maria em direção à Praça Lauro Müller. Esta ação visou conscientizar a população sobre maus tratos e violência com a terceira idade.
O prefeito Paulo Dutra ressaltou a importância do evento. “Este alerta vale para todas as famílias, que ao identificarem maus tratos com o idoso, denunciem às autoridades competentes”, disse.
O principal objetivo do dia 15 de junho é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, junto com a ideia de não aceitá-la como sendo normal, apresentando formas de prevenção.
E no dia 22, a fim de fortalecer os laços de amizade entre o Executivo Municipal e a terceira idade, o prefeito esteve no CCI, abrindo a reunião mensal realizada com os presidentes dos grupos. Ele colocou a Secretaria da Criança e Ação Social e seu gabinete à disposição dos grupos. “Vocês conhecem o bairro e as ruas onde moram, portanto, sabem das necessidades. Tragam ao Executivo as reivindicações e sugestões para podermos atendê-los”, disse. Quanto à valorização do idoso, o Prefeito ressaltou que tentará aumentar o número de vagas de 120 para 200 na hidroginástica do Programa Mafra em Forma. “Admiro o trabalho realizado com a população idosa do município e valorizo muito as pessoas mais experientes. Ratifico o meu apoio a todos os grupos”, disse.
Também nesta reunião, que contou com a presença da secretária da Criança e Ação Social, a UnC fez um convite aos participantes para o “I Encontro de Idosos da Universidade do Contestado”, que aconteceu ontem, dia 29 de junho. Na programação constavam palestras e dinâmicas de grupo relacionadas à saúde física e sexual do idoso.
Pensando no futuro
Na última semana encerrou-se o curso de informática para a terceira idade na UnC – Mafra. Nesta primeira turma houve a participação de 20 pessoas que tiveram noções básicas de utilização de computador. Segundo a coordenadora do CCI, Andrea David, mais uma turma está prevista para o próximo mês.
