
Na última quarta feira, dia 30/10, foi realizado no Cineteatro da Prefeitura de Rio Negro, assembleia para a criação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Ao todo cerca de 50 pessoas ligadas ao setor participaram da plenária e puderam acompanhar palestras de incentivo e vivências no setor do turismo. O bate-papo começou com uma explanação da professora e assessora técnica da secretaria de estado de turismo, Deise Bezerra, que possui grande experiência já que há 25 anos se dedica ao setor. Em sua palestra a docente trouxe reflexões para os primeiros passos de uma política voltada para o turismo “precisamos antes de tudo entender o que é turismo. Turismo segundo OMT – Organização Mundial de Turismo, é a pratica de deslocamento que trás aos municípios dinheiro de fora” – disse.
Para a professora, o primeiro passo de uma política de turismo, seria refletir sobre o que a cidade tem a oferecer “temos que parar e pensar: O que trás as pessoas até Rio Negro? O que a cidade oferece? É preciso se levar em conta o que se tem de melhor, aperfeiçoar esses serviços, e criar novas estratégias para atrair mais turistas”.
O segundo passo segundo a professora, seria uma mudança na maneira de encarar o setor “é preciso pensar em turismo como um negócio, como um produto, nós estamos vendendo um serviço e precisamos cativar os nossos compradores”. Para a pesquisadora na área do turismo, as ações no setor são coletivas, já que dependem de vários serviços trabalhando em conjunto é o caso de hotéis, restaurantes e agências de viajem. Outro fato importante é a conscientização de toda a população “É preciso criar uma sintonia entre todos da comunidade para que eles cuidem da parte visual da cidade, deixem as ruas limpas, cuidem bem de suas casas jardins, e outras iniciativas. A hospitalidade também e responsabilidade da comunidade”. A tutora ainda ressaltou que todos têm que estar atentos aos turistas, para que o serviço prestado cative o visitante, “uma pessoa chega à cidade e vai até o posto de gasolina abastecer seu veículo, como não conhece nada, pede informações para o frentista, se esse não souber informar a cidade já sai perdendo, então é preciso que toda a população trabalhe junto para tonar Rio Negro em um polo de turismo” – completou.
A professora ainda apontou a possibilidade de se criar estratégias voltadas para o turismo em várias áreas “hoje turismo não é só beleza natural, é possível empreender para colher resultados, existe o turismo de educação, onde as pessoas se deslocam para fazer cursos de especialização, o turismo de agronegócios, o turismo cultural. São várias as áreas que podem ser exploradas” – disse. Foi citado o exemplo da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, onde a maioria das atrações turísticas foram pensadas e empreendidas “Gramado não possui belezas naturais, toda a sua rota turística foi fabricada, a Prefeitura aprovou leis que dão desconto no IPTU para os moradores que cuidarem bem do seu jardim, e plantarem Hortência com isso o município criou uma identidade” – acrescentou.
Finalizando a palestra a professora Deise explicou a posição de Rio Negro conforme o índice nacional de turismo “hoje Rio Negro tem quesito C, mas pode melhorar, a cidade foi incluída na Rota do Pinhão, está sendo criado um Conselho de Turismo, os passos estão sendo dados, resta consolidar essas políticas e acreditar que em turismo tudo é possível” – finalizou.
Aprendendo com União da Vitória
A segunda palestra da tarde foi ministrada por Daiane Scolato e Dago Alfredo Woehl, ambos do Conselho Municipal de Turismo de União da Vitória. A palestra focou nas ações realizadas para aumentar o número de excursões em União da Vitória “no ano de 2008 nós recebíamos apenas 2,. excursões por ano, formada por grupos de 30 a 40 pessoas. Agora recebemos 23, fora as pessoas que vão de carro ” – disse
Quem iniciou o bate papo foi Dago Woehl, que contou ao público sobre as frustrações nas primeiras ações realizadas pelo COMTUR de União “nós fizemos um levantamento e constatamos que em União da Vitória existiam mais ou menos 200 cachoeiras, fomos até o prefeito pedindo que ele abrisse estradas para explorar esse turismo ecológico, as estradas foram abertas, a sinalização foi feita, mas dois anos depois quando os turistas chegavam até o nosso município encontravam as estradas abandonadas, sem placas, União da Vitória virou chacota nacional por isso”- diz.
A situação começou a mudar no ano de 2007, quando o Conselho se fortaleceu em um treinamento do SEBRAE, a partir desse momento as ideias foram colocadas no papel e debatidas. Nessa ocasião foi criado a Rota Sul de Turismo, principal atrativo da cidade “nós criamos um conselho que trabalha junto com a prefeitura, qualquer projeto referente ao turismo é debatido no conselho, nós temos como objetivo tornar União da Vitória um polo Nacional de Turismo”.
Além do conselho alguns empresários da região se reuniram para criar o G13. O grupo tem como iniciativa trabalhar junto com o governo municipal para realizar mais ações voltadas ao turismo “recentemente nós organizamos uma excursão com donos de agencias de viajem para que eles conhecessem as nossas rotas de turismo, e assim vendessem pacotes de passeios para União da Vitória“.
A cidade cresceu muito na área do turismo, em 2011 e 2012 foram oferecidos cursos a população para capacitar a todos e assim oferecer melhores serviços aos turistas. Hoje o principal atrativo de União da Vitória é a Festa Nacional da Costela, são assadas 15 toneladas de costela para um público de 75 mil pessoas. Fora a festa a cidade conta com a estátua do Cristo, a segunda maior do Brasil, que atrai 35 mil visitas por ano. A cidade ainda conta com o Parque Histórico do Iguassú que faz um resgate da história da ocupação e do desenvolvimento da região centro-sul do estado do Paraná, “todos esses projetos foram criados com o tempo, tudo para fortalecer o turismo local”.
Palestra SEBRAE
O SEBRAE também esteve presente no evento em uma palestra rápida foi apontado os potencias de Rio Negro, turismo cultural e ecoturismo. A fala de Sonia Shimoyama foi mais voltada para a exploração do turismo durante a copa de 2014. O SEBRAE acredita que trabalhando junto a cidade pode ir longe ”os empresários precisam ser parceiros e desenvolver um planejamento coletivo visando o crescimento do turismo em Rio Negro”- finalizou
Representantes escolhidos
Após as palestras foram escolhidos os representantes de cada associação e serviço ligado ao turismo. Ficou decidido que a representação por parte do poder público seria na mesma proporção da iniciativa privada. O mandato dos membros do Conselho será de dois anos, antes da primeira reunião oficial será publicado através de decreto, os nomes dos conselheiros indicados e eleitos durante a plenária.

