
Nesta segunda-feira (10), as aulas voltaram na UnC. Chegou a hora de rever os amigos, contar as histórias das férias, colocar o papo em dia e, retomar os estudos com muita energia.
Para os calouros, um momento mais que especial, que simboliza o início de uma nova etapa repleta de experiências inéditas e que vão transformar a graduação nos melhores anos das suas vidas.
Falando em calouro, cerca de mil calouros da UnC campus Mafra e núcleo Rio Negrinho estão recebendo as boas vindas do diretório Central dos Estudantes – DCE. Cientes da grande novidade e mudança que é entrar em uma Universidade o DCE preparou a “Cartilha do Calouro” informações para os estudantes.
De acordo com o presidente do DCE, Renan Gomes Corrêa, a intenção é deixar os calouros mais a vontade na UnC e também acostumados com a atuação do DCE. “Elaboramos esta Cartilha pensando no bem-estar dos calouros, pois a maioria fica desorientada no início das aulas, foi o que senti na minha época de calouro. Sendo assim, a Cartilha contém informações sobre o DCE, estrutura da UnC, telefones úteis e muito mais”, explica.
O DCE espera que os novos estudantes tenham interesse pelo movimento estudantil e sejam atuantes em questões acadêmicas e também conheçam as principais causas defendidas pela instituição estudantil. “É muito importante à participação de novos acadêmicos no movimento estudantil, engajando-se em causas defendidas pelo seu órgão de representação, pois eles poderão dar continuidade no futuro nestas bandeiras que defendemos junto com outros órgãos estudantis”, comenta.
Além dos calouros, quase dois mil veteranos também estão de volta às aulas. Todos os 17 cursos da UnC em Mafra e Rio Negrinho retomam as atividades em um ano em que o DCE promete bastante trabalho. “O DCE espera neste ano, dentre os vários outros projetos em andamento, criar novos Centros Acadêmicos, trazer cursos e palestras para todas as áreas e levar mais acadêmicos em debates e plenárias estudantis”, finaliza Renan.
