
A noite de sábado (8) será marcada pela reinauguração do Ginásio Wilson Buch, com um jogo amistoso entre as equipes do Mafra Ferromax Futsal e Joaçaba Futsal. O jogo está marcado para acontecer às 20h.
Em 20 de dezembro do ano anterior, o ginásio já havia sido palco para a final da I Copa Zeppelin/ Lojas Susin premiando as campeãs das equipes de futsal Sub 9, Sub 11, Sub 13 e Sub 15. Além de um jogo amistoso entre a seleção de futsal de Mafra X Rio Negro.
Na solenidade de reinauguração serão entregues as chaves do Ginásio Wilson Buch para a diretoria do Colégio Barão de Antonina e APP, que ficarão responsáveis pela administração e manutenção do ginásio. “Nós fizemos a obra, alocamos recursos e agora precisamos nos preocupar em preservar o patrimônio e principalmente disponibilizá-lo para o fim que se destina”, explicou o secretário.
O secretário ainda lembra que o termo de autorização para administração do Ginásio de Esportes Wilson Buch, dando poderes para a EEB Barão de Antonina e APP deixa claro que deverá ser utilizado em benefício de todos os esportes, vôlei, handebol, basquete e outros, bem como para eventos culturais.
Para este evento foi feito uma parceria importante com os Lions Clube de Mafra e de Rio Negro. O ingresso será a doação de no mínimo um produto de limpeza por pessoa. Essa ação pretende a arrecadação de material de limpeza para fortalecimento do estoque estratégico para momentos emergenciais gerenciados pela Defesa Civil, dos municípios de Mafra e Rio Negro.
Interdição
No dia 29 de janeiro deste ano foi publicada a decisão liminar que interditava o ginásio de esportes Wilson Buch. A ação civil pública, movida pelo Ministério Público em 24/01/2014, foi julgada procedente pela juíza da 2ª Vara Cível de Mafra, Dominique Gurtinski Borba Fernandes. A magistrada atentou para o fato de que o Corpo de Bombeiros não teria liberado o alvará de segurança do local, assim estabeleceu uma multa de R$ 100 mil/dia, caso o ginásio entre em funcionamento.
Na sentença da ação, a juíza atenta para o fato de que o ginásio, após seis anos fechado, o estado não conseguiu regularizar sua ação perante o Corpo de Bombeiros, num gasto de R$ 1.400.000,00 (Um milhão e quatrocentos mil reais).
“As irregularidades apontadas no relatório de vistoria poderiam ser causa de um cenário trágico caso ocorressem eventos no Ginásio Wilson Buch, sem o atendimento das exigências técnicas do Corpo de Bombeiros” entendeu a magistrada.
Finalizando, a juíza Dominique, ordenou a interdição do Ginásio de Esportes Wilson Buch, até a aprovação do projeto de prevenção contra incêndios pelo Corpo de Bombeiros Militares de Mafra-SC e obtenção de todas as autorizações e alvarás de funcionamento.
FALHAS
Apesar de toda a revitalização e investimentos, várias sãos as falhas de engenharia observados por quem já esteve no local, que de certa forma, ofuscam o brilho do ginásio.
Iluminação: As luminárias acima das cabines de rádio são encobertas pela passarela ali existente, produzindo uma sombra em parte da lateral da quadra.
Telas: As telas de proteção do ginásio, ao que parece, não são adequadas para serem utilizadas entre os torcedores e a quadra e sim somente para os gols. Pela espessura e por serem da cor branca, causam desconforto para quem assiste às partidas dificultando a visão.
Cabines de rádio: Apesar de grandes e confortáveis, as cabines de rádio estão praticamente alinhadas com o final da quadra e, considerando sua altura, os profissionais dentro das mesmas, se estiverem sentados, não terão visão de parte da mesma, tendo que sair para fora da cabine para visualizar a lateral.
Pontos cegos: Em alguns pontos da arquibancada são vários os pontos cegos, causados por falhas de projeção dos corrimãos, que bloqueiam a visibilidade de partes da quadra.
Banheiros: Outro ponto falho do ginásio se refere à questão da disposição dos banheiros. No lado das cabines de rádio não há nenhum sanitário e também não existe acesso para o outro lado do ginásio que não seja por dentro da quadra.
