Na última sexta-feira, durante a sessão solene realizada no auditório Walmor Hass Furtado, o comandante do 5º RCC, Raul Rodrigues de Oliveira, anunciou a construção de uma nova vila militar e um novo aquartelamento em Rio Negro.

Comandante Raul Rodrigues recebendo o título de Cidadão Honorário de Rio Negro. (Foto: Ever Lisboa)

Durante o seu discurso, o comandante destacou a importância do apoio recebido em 2009 de vereadores e prefeito de Rio Negro e de Mafra, para sensibilizar as autoridades militares da importância da permanência do regimento na cidade de Rio Negro, já que naquele ano havia a possibilidade deste ser transferido para a cidade de Ponta Grossa. “Recebi em mãos menções de ambas as câmeras de vereadores, de Rio Negro e de Mafra. Recebi o trabalho incansável do prefeito para sensibilizar as autoridades militares da importância do regimento em Rio Negro”, comentou.

Em dezembro do último ano foi confirmada a permanência do 5º RCC em Rio Negro, quando de imediato iniciou-se os procedimentos relativos ao novo aquartelamento e novas vilas militares. Conforme mencionou o comandante Raul Rodrigues, já há a confirmação da construção de um prédio com doze apartamentos, substituindo as antigas casas ainda de madeira, e também o início das obras para o novo aquartelamento, perfazendo um total de investimentos aproximado em 40 milhões de reais ao longo dos próximos cinco anos. “Essa é sem duvidas uma vitória de todos nós, militares e comunidade local”, afirmou o comandante.

Em uma breve entrevista concedida ao Click Riomafra, o comandante Raul Rodrigues citou como e onde será a construção do novo quartel.

Click Riomafra: Como será o projeto para a construção do novo quartel?

Raul Rodrigues: O projeto do novo quartel envolve basicamente duas partes. Uma é o novo quartel propriamente dito, e as vilas militares. Nós já temos orçado e aprovado a construção de um prédio com doze apartamentos, obra que será iniciada no final deste ano, no mais tardar no início do ano que vem. E temos já previsão orçamentária para o início das obras do quartel, que deve demorar este sim, uns cinco anos.

Click Riomafra: Já há local definido para o novo quartel?

Raul Rodrigues: Na área junto ao kartódromo. É uma área que nós já recebemos como doação há cerca de 30 anos e fazemos ali diversos exercícios militares, nós a conhecemos como área M60, próximo da área industrial de Rio Negro.

Click Riomafra: Atualmente já existe uma preocupação dos moradores daquela região com relação à movimentação dos carros de combate nas ruas. A nova instalação não prejudicará os moradores?

Raul Rodrigues: De modo algum, a área é muito grande, o exercício vai ser de pequeno monte, envolvendo poucos carros e distante das casas.

Na ocasião, o comandante recebeu nas mãos do prefeito Alceu Ricardo Swarowski e do vereador Luiz Bosquetto, o título de Cidadão Honorário de Rio Negro.