Na última sexta, 30 aconteceu em Mafra a primeira reunião de trabalho do Comitê Gestor Macrorregional das Redes de Atenção à Saúde. No evento tiveram presentes aproximadamente 80 pessoas de 26 municÃpios de abrangência das 4 SDRs, Mafra, Canoinhas, Joinville e Jaraguá do Sul. A secretária de estado da Saúde Tânia Eberhardt, os gerentes de saúde das SDRs e o apoiador do Ministério da Saúde para a região nordeste e planalto norte de Santa Catarina, João Antunes, além do secretário em exercÃcio da SDR de Mafra Hélio Cesar Wendt, se fizeram presentes na abertura do evento.
O grupo técnico trabalhará as dificuldades e nós crÃticos da consolidação das redes temáticas existentes: rede de urgência e emergência, rede cegonha, rede dos crônicos, rede psicossocial, rede de atenção à s pessoas com deficiência, propondo ações as comissões intergestoras regionais.
Para a secretária de estado da Saúde, Tânia Eberhardt quem opta por trabalhar no setor da saúde ou da educação, faz essa opção porque gosta do que faz, porque é um profissional da esperança da solidariedade. O caminhar é difÃcil, mas não é impossÃvel. “As redes são extremamente importantes, as vezes eu não tenho a solução e você tem no seu municÃpio. E o que as redes comungam é essa solidariedade entre uma região e outra, entre um municÃpio e outro, para que a gente possa fazer aquilo que é essência do sistema “atender com dignidade o cidadão catarinenseâ€. A saúde tem problemas, mas o exercÃcio que está sendo feito na reunião de hoje é um dos caminhos para a solução e o fim das filas, que é o maior problema da saúde, as outras coisas funcionam muito bemâ€, finalizou a secretária.
Durante o evento foi reforçado a importância das redes de atenção à saúde, fortalecendo a equipe de trabalho, ressaltando a importância de cada um enquanto gestor e membro das redes. O trabalho em conjunto com diversos órgãos da saúde, proporciona um diálogo sobre as dificuldades e acertos, caminhando assim no rumo da integralização do acesso e melhoria de oferta dos serviços.


