Definidos os nomes que disputarão o pleito ao governo de Santa Catarina
O Partido Social Democrático (PSD) oficializou na noite de segunda-feira (30) a candidatura de Raimundo Colombo à reeleição para governador nas eleições de outubro próximo.
Segundo assessoria da legenda, Colombo foi escolhido por aclamação. A aliança terá o apoio dos partidos PMDB, PR, PTB, PSC, PSDC, PROS, PV, PRB, PCdoB, PDT, DEM.
A indicação de Eduardo Pinho Moreira (PMDB) a vice-governador na chapa de Colombo também foi homologada. PSD aprovou candidaturas de 16 deputados estaduais e cinco federais.
O Partido dos Trabalhadores (PT-SC) confirmou na noite desta segunda-feira (30) a candidatura de Claudio Vignatti para o governo de Santa Catarina. A convenção estadual do partido reuniu cerca de 1.500 pessoas, segundo assessoria da legenda.
Na ocasião, foi homologada a chapa de 15 candidatos a deputado federal e 31 estaduais. A plenária autorizou a Executiva a continuar com as negociações com os partidos para definir os candidatos a vice e senado, até o prazo legal de inscrição das candidaturas que encerra no dia 5 de julho. O mesmo vale para as chapas proporcionais.
Em convenção, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Santa Catarina decidiu apoiar a candidatura do atual senador Paulo Bauer para governador nas eleições de outubro de 2014. A decisão foi tomada na quinta-feira (27) em assembleia do partido em Florianópolis. Do total, a opção pelo apoio ao senador recebeu 202 votos a favor, dois contra e uma abstenção.
Há 24 anos, o PSDB-SC não concorria ao governo do estado com candidatura própria.
Paraná terá oito candidatos ao governo estadual na próxima eleição
O Paraná deve ter, pelo menos, oito candidatos ao governo do estado nas eleições de outubro de 2014. Os partidos que vão lançar candidaturas próprias serão o PMDB, PT, PSDB, PSOL, PSTU, PRP, PRTB e PTC. As candidaturas foram confirmadas pelos próprios partidos.
As convenções já confirmaram os nomes de Bernardo Pilotto (PSOL), Beto Richa (PSDB), GeonÃsio Marinho (PRTB), Ogier Buchi (PRP), Roberto Requião (PMDB), Rodrigo Tomazini (PSTU), Gleisi Hoffmann (PT) e Túlio Bandeira (PTC). Dois senadores estão entre os que querem evitar a reeleição do governador. Beto Richa parte para o pleito com a maior bancada entre os concorrentes.
No último dia para convenções partidárias, conforme a legislação eleitoral determina, várias legendas se reuniram para definir os posicionamentos nesta segunda-feira (30), no Paraná. Elas determinaram, na maioria, apoios ao atual governador do Paraná, Beto Richa.
O Democratas (DEM) também definiu apoiar a candidatura do governador Beto Richa (PSDB) para o governo do estado. A legenda também apoiará o tucano Ãlvaro Dias na disputa pela cadeira no Senado. A convenção ocorreu no diretório regional do partido, em Curitiba.
O Partido Republicano Brasileiro (PRB) decidiu nesta segunda que vai apoiar a candidatura de Gleisi Hoffmann (PT) ao governo do estado. A convenção ocorreu no sábado, mas a Executiva confirmou o apoio apenas na segunda-feira.
Os nomes dos candidatos à presidência da República foram lançados
Aécio Neves – PSDB
Natural da capital mineira de Belo Horizonte, Aécio Neves da cunha nasceu em 1960 e é formado em Economia pela PontifÃcia Universidade Católica de Minas Gerais. Aécio Neves é neto de Tancredo Neves e iniciou sua vida polÃtica aos 21 anos quando foi convidado pelo avô para ser seu secretário pessoal, depois de ter participado na campanha que o elegeu governador de Minas Gerais.
Dilma Rousseff – PT
Mesmo com a possibilidade da candidatura do ex-presidente Lula, o PT confirmou no final de 2013 que o candidato à Presidência do partido nas eleições de 2014 será a atual presidente Dilma Rousseff.
Eduardo Campos – PSB
O ex-governador de Pernambuco renunciou ao cargo dia 4 de abril de 2014, visando sua candidatura ao Palácio do Planalto nas eleições de 2014. Campos deixou o governo pernambucano como o segundo governo mais bem avaliado, aparecendo com 58% de aprovação popular, segundo pesquisa Ibope divulgada em dezembro de 2013.
Jair Bolsonaro – PP
Exercendo atualmente o cargo de deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro, o pré-candidato oficializou sua pretensão em disputar uma vaga à Presidência da República em maio deste ano ao entregar uma carta ao PP anunciando sua intenção.
Magno Malta – PR
O atual senador pelo EspÃrito Santo se lançou pré-candidato em fevereiro de 2014, entregando uma carta ao presidente do partido solicitando sua candidatura.
Natural do municÃpio de Macarani, na Bahia, Magno Pereira Malta nasceu em 1957 e é formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil. O também pastor evangélico e cantor gospel iniciou sua vida polÃtica como vereador de Cachoeiro do Itapemirim em 1992, dois anos depois foi eleito deputado estadual pelo EspÃrito Santo e reeleito logo em seguida. Em 2002 chegou ao Senado e conseguiu ser eleito novamente em 2010 com 36,76% dos votos válidos. Antes de entrar para o PR, foi filiado ao PTB, PL, PMDB e PST.
