Benemérito Felipe Carvalho Martins será o novo nome da Escola Butiazinho de Cima

Publicado por Gazeta de Riomafra - 25/07/2014 - 00h00

Foi aprovado no último dia 15, o projeto de lei nº 18/2014, que tem como objetivo alterar a denominação da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Butiazinho de Cima, localizada na localidade de Butiá dos Carvalhos, para EMEB Benemérito Felipe Carvalho Martins.

De acordo com os autores, o senhor Felipe foi um dos grandes incentivadores da educação das crianças daquela localidade, sendo esta homenagem uma reivindicação da própria comunidade.  A escola conta hoje com 91 alunos matriculados, do pré-escolar até o 5º ano, e atende as crianças das localidades de Butiá dos Carvalhos, Butiá Santa Rita, Butiá do Lajeado e Rio Branco.

Histórico

Nascido no ano de 1887, Felipe Carvalho Martins foi comerciante na localidade de São Lourenço, dedicando-se ao cultivo de suas propriedades no Butiá dos Carvalhos, como lavrador. Além disso, fabricava remédios homeopáticos, efetuava rezas e benzimentos, exercendo também a função de inspetor de quarteirão no Butiá dos Carvalhos.

Foi ele quem doou o terreno para construção da primeira escola na localidade, e com seus próprios recursos construiu o prédio onde passou a funcionar a escolinha, no ano de 1930, fazendo também a doação do terreno para a construção da Igreja no Butiá dos Carvalhos.

“Em 1942 foi o senhor Felipe que se empenhou em construir uma segunda escola, assim como a terceira escola em 1952, no terreno doado por ele, onde até os dias atuais se encontraâ€, afirmou a senhora Julita Arbigaus Vaneski em depoimento aos descendentes do homenageado. Dona Julita, hoje com 87 anos de idade, foi uma das primeiras alunas a frequentar a escola.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.