Defesa Civil reúne-se com entidades para conversar sobre o talude da Felipe Schmidt

Publicado por Gazeta de Riomafra - 23/07/2014 - 12h20

Na tarde do último dia 11, a Defesa Civil de Mafra acompanhada pela equipe técnica (composta por geólogo, engenheiro civil) reuniu-se com proprietários de imóveis da rua Felipe Schmidt para conversar sobre a segurança no local.

O encontro ocorreu tendo em vista que devido às fortes chuvas do mês de junho aumentaram as preocupações em relação ao talude nos fundos dos empreendimentos. No período foi realizada uma vistoria por técnicos, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros e foi recomenda a interdição dos últimos seis metros a partir da parede dos fundos de algumas lojas e de 10 metros de outras. Passado o período de chuvas, a proposta era debater ações futuras.

Mapeamento

O poder público explicou que essa é uma preocupação antiga e que em março deste ano, ocorreu uma visita aos cinco setores associados a alto e muito alto risco de enchentes e deslizamento de terra (talude da Felipe Schmidt).

Na ocasião a equipe da Defesa Civil acompanhou o geólogo da GeoEnvi, Alessandro Carraro Cordova, integrante de um projeto de mapeamento de áreas de risco que resultará na classificação adequada dos locais e proporcionará a elaboração de propostas de intervenções que visem a diminuição do risco de deslizamento. Foi um diagnóstico nos espaços, tendo fotografado e verificado o estado das rochas.

União em prol da segurança

O geólogo da Prefeitura de Mafra, Luiz Carlos Weinschutz, explicou toda a parte técnica e destacou a necessidade de ações. O diretor da Defesa Civil, Raul Ferrari, explanou que a entidade atua para salvaguardar as vidas e que para isso sempre é monitorado o local. “Devemos trabalhar com a prevenção de sinistrosâ€. Sua afirmação foi reiterada pelo o major da Polícia Militar, Marcelo Pereira que destacou que é preciso guardar o bem maior e que para isso as medidas preventivas terão apoio da PM.

O coordenador regional da Defesa Civil, Edson Antocheski, explicou que o município está em situação de emergência, conforme decreto nº 3754, e que isso permite que ações emergenciais sejam realizadas; mas que para isso é necessário união. “Acima de tudo devemos trabalhar para preservar a vida, respeitando os alertas municipais e estaduaisâ€.

Os presentes puderam se manifestar e ao final ficou definido que os órgãos municipais junto com os setores afetados irão unir forças para pleitear recursos para execução de um projeto e obra de segurança.

Várias sugestões foram feitas e ao final o empresariado se colocou a disposição para ser parceiro nas ações que visem solucionar a problemática. Ficou acordado, ainda, que será feito um levantamento do número de pessoas que trabalham nas áreas envolvidas pelo talude, economia que gira o local, entre outros dados – os quais serão reunidos em um documento que será levado para a esfera estadual e federal.

Participaram da reunião ainda o Secretário da 25ª SDR, Helio Wendt e representantes da Casan, da Associação de Municípios do Planalto Norte, das entidades de classe Associação Empresarial, Câmara de Dirigentes Lojistas.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.