Reconhecido estado de calamidade pública em Rio Negro

Publicado por Gazeta de Riomafra - 23/07/2014 - 12h26

As enchentes do mês de junho passado trouxeram muitos estragos na região. Em Rio Negro não foi diferente, com as águas do rio Negro e Passa Três invadindo muitas casas, prédios públicos e comerciais atingindo mais de 2000 imóveis, segundo a Defesa Civil.

Diante daquela situação, foi decretado estado de calamidade pública, pois os governos estadual e federal já haviam reconhecido naquele momento a situação de emergência inicialmente decretada. Depois de mais de um mês do decreto municipal, o estado e a união, resolveram acatar o pedido do município, reconhecendo então, o estado de calamidade pública.

Os grandes prejuízos ocorridos, devido à forte enchente, a calamidade pública ficou evidenciada, mas faltava à homologação do estado e da união, que agora aconteceu. Espera-se que agora, com o reconhecimento da calamidade pública, os recursos dos governos federal e estadual realmente cheguem ao município para iniciar as ações para recuperação dos estragos e auxílio para as famílias atingidas que ficaram sem suas casas de morada.

O município teve muitos prejuízos e apenas em entulhos que foram retirados das ruas até agora, são quase 160 caminhões caçamba, com mais de 600 toneladas, ao custo de mais de R$ 80 mil para os cofres do município para a coleta, o transporte e a destinação no aterro de Mafra. Além disso, o aluguel social para as famílias sem casas está sendo suportado pelo município, que tem 78 famílias sem casas para morar. A próxima ação é auxiliar com material de construção para recuperação de casas avariadas e também a construção de algumas casas emergenciais para atender a população que ficou sem lar, informou o poder público.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.