Entidades reúnem candidatos para discutir propostas e necessidades da região

Publicado por Gazeta de Riomafra - 23/07/2014 - 12h29

Entidades representativas da sociedade, através do Grupo em Prol de Mafra, promoveram na última quarta-feira (16) uma reunião com a participação dos candidatos a deputados estadual e federal do município. O objetivo da reunião foi discutir e estabelecer as necessidades de Mafra e região do Planalto Norte, como forma de subsidiar os candidatos na elaboração de suas propostas de trabalho.

Todos os candidatos foram convidados a participar, porém Hebert Werka, candidato a deputado estadual pelo PR, optou por viajar para Florianópolis e prestigiar a festa de lançamento da candidatura do governador Raimundo Colombo, evento para mais de 10 mil pessoas.

A reunião organizada pelo Grupo em Prol de Mafra, que reúne dezenas de entidades de classe, não era considerada um debate, e sim uma oportunidade para os candidatos exporem suas propostas, bem como saberem das necessidades da região, na visão do Grupo.

A ordem da fala foi feita através de sorteio e Vicente Saliba do PDT foi o primeiro a falar. O candidato abordou temas como a necessidade de projeção do norte catarinense que está esquecido de incentivos políticos já há alguns anos, do bem comum, do gosto que tem pela política e por trabalhar pelo povo. Da dedicação de seu tempo para com a comunidade

Vicente Saliba falou de sua trajetória como médico, suas especializações e numa atitude baseada em princípios cristãos, a doação aos menos favorecidos. O candidato se diz muito preparado para representar Mafra e região na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Vem de dois mandatos bem sucedidos como vereador, com votações expressivas nas duas eleições, batendo o recorde de vereador mais votado da história de Mafra. Ressaltou que sua motivação para disponibilizar seu nome e disputar o pleito, foi porque gosta de política, e citou uma frase “quando os bons se calam, os maus triunfam”.

Sulei Lima do PSC foi a segunda a falar, disse que decidiu sair candidata motivada pelos seus filhos e atendendo um pedido do partido, e também por estar trabalhando como servidora pública do município há alguns anos, e acompanha de perto as necessidades da população. Tem formação em gestão de negócios e gosta de prestar trabalhos voluntários. Sulei reconhece a experiência de Vicente Saliba, mas acha que também pode trabalhar pelo município.

A única candidata ao cargo de deputada federal no município, Cláudia Bus do PT também teve sua chance de falar. Contou um pouco de sua trajetória como educadora e disse que gosta de trabalhar pelas pessoas. Sua motivação sempre foram as crianças, até por sua experiência como educadora, um momento marcante para ela foi o dia em que uma criança desconhecida a convidou para caminhar junto com ela, isso a marcou e serviu de motivação para a vida.

Por ser filosofa política, gosta de pensar política, falou em valores como lealdade, igualdade e fraternidade.

Erlon Veiga do PRB foi o último a falar, falou de sua trajetória de 10 anos na política, suas três eleições e do seu trabalho pelo povo. Ressaltou a necessidade de representatividade para o município e quando entrou na política sempre pensou em contribuir para com a sociedade.

Por defender uma candidatura única e o comprometimento com o município, durante a reunião Erlon Veiga anunciou a retirada de sua candidatura, de forma madura decidiu postergar sou sonho e projeto pessoal para 2018. Disse que a sua vontade jamais irá sobrepor aos anseios do município e acredita que o povo merece um candidato bem preparado.

A decisão de Erlon foi bem vista por membros do Grupo em Prol de Mafra ali presentes, seu posicionamento foi elogiado e disseram até que seu nome será elevado dentro do cenário político.

Muitas foram as manifestações do público formado por membros da entidades. Foi ressaltada a viabilidade real de se eleger um deputado, levando em consideração contas matemáticas e questões de coligações e legenda.

Foi defendida a criação de lideranças e mudanças no contexto político do município, bem como de políticas públicas que atendam aos anseios da população.

Cada candidato ali presente, com exceção de Erlon que já havia anunciado a retirada de sua candidatura, falou sobre a composição da coligação de seu partido, do número de votos que precisaria para se eleger.

Sulei Lima foi sabatinada por alguns membros do grupo no sentido da possibilidade real em se eleger. O discurso uníssono convergia para uma candidatura única, até porque o Grupo em Prol de Mafra escolherá apenas um candidato a deputado estadual para apoiar.

Na última reunião feita pelo Grupo na UnC foi destacado o número de votos que o Planalto Norte representa, que chega a 300 mil eleitores, porém na última eleição, mais de 200 candidatos de fora levaram os votos dos mafrenses.

- Publicidade -
3 comentários publicados
  1. Secretario

    Já falei e repito. Os políticos mafrenses precisam chegar ao consenso de uma candidatura única em Mafra a assembleia legislativa. Dá tempo de fazer uma pesquisa séria e quem receber a maior manifestação de intenção de votos assumir a candidatura única. A consequente renuncia dos demais certemente lhes somaria pontos em outras eleições.

  2. Eduardo Silva

    Não vejo outro candidato mais qualificado e mais idôneo a nos representar do que Vicente Saliba!

  3. Adonis

    Seria um bom momento para convencer esses candidatos para que Mafra tenha 1 candidato assim haveria chances reais de eleger um Deputado Estadual. Se continuar com 3 candidatos vai ser total perda de tempo, não vamos eleger ninguém daqui e ficar novamente sem representatividade, perdendo novamente recursos para Canoinhas, São Bento do Sul , etc.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.