Prefeitos da região procuram estado para pedir apoio ao desenvolvimento

Publicado por Gazeta de Riomafra - 24/07/2014 - 18h00

Na última semana prefeitos e vices dos municípios do planalto norte se reuniram, em Florianópolis, com o governo estado. O objetivo do encontro foi discutir o desenvolvimento regional, bem como pedir urgência na liberação de recursos da defesa civil.

Segundo os prefeitos, a necessidade de uma retomada do desenvolvimento econômico do planalto norte, visto que a dependência de recursos federais e estaduais está se tornando muito acentuada, ficando, os municípios, cada vez mais sem fôlego financeiro, considerando apenas a receita própria.

Para o governo a região deve ser olhada com outros olhos, pois possui um posicionamento geográfico e estratégico muito importante. Porém, a vocação econômica precisa estar fundamentada. Para tanto, o governo ordenou que a superintendência do Sebrae se empenhe com a elaboração de um máster plano caracterizando os potenciais e as vantagens da região. Posteriormente o documento será canalizado via Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, responsável pelos contatos com investidores.

Já o prefeito de Canoinhas também se posicionou e relatou que o ano de 2008 foi um ano de muita expectativa para a microrregião, pois foi quando a Aurora e a Sadia assinaram protocolos de intenções se propondo a investir nas cidades de Canoinhas e Mafra, respectivamente. Estes investimentos passariam da ordem de um bilhão de reais.

O vice-prefeito de Porto união, lamentou que não há mais sustentabilidade, se for considerada a maneira com que as empresas vêm operacionalizando a estruturação fiscal das saídas de mercadorias. As mesmas transferem as mercadorias para os portos e outros estados abaixo do preço de custo, não agregando valor na sua origem, levando ao decréscimo do índice de arrecadação de ICMS dos municípios.

A comitiva solicitou também celeridade para a liberação de recursos para custeio do combustível utilizado nos trabalhos de atendimento aos desabrigados, feitos pela defesa civil. O governo do estado afirmou que este dinheiro está garantido.

Participaram do encontro os prefeitos de Monte Castelo, Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Major Vieira, Três Barras, Irineópolis, Mafra, Itaiópolis e Major Vieira.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.