Moradores atingidos pela enchente em Riomafra podem sacar FGTS

Publicado por Gazeta de Riomafra - 23/07/2014 - 20h27

Em Mafra na próxima segunda-feira, 28, inicia-se o atendimento telefônico para liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço aos trabalhadores residentes nas áreas atingidas pela cheias com direito ao benefício.

O município decretou situação de emergência em razão da enchente que atingiu 14 bairros e área rural, situação que permite aos trabalhadores, residentes nas regiões afetadas realizar o saque do FGTS. Haverá ainda atendimento presencial do dia 04 até 29 de agosto na sede da Defesa Civil.

Destinado aos trabalhadores residentes na região atingida, com direito a receber o FGTS, nesse ano há uma nova forma de atendimento para solicitar o saque de sua conta vinculada, pelo telefone 0800 726 0207, opção 3. O trabalhador poderá ligar, a partir desta segunda-feira, para esse número, no horário de 8h às 21h, de segunda-feira a sexta-feira e no sábado, das 10h às 16h.

O atendimento presencial, durante o expediente, será realizado do dia 04 até 29 de agosto na sede da Defesa Civil. Pede-se que os beneficiados compareçam ao local com a documentação. Este ocorrerá de acordo com o mês de nascimento do atingido e uma equipe composta por funcionários da Caixa Econômica e da Prefeitura de Mafra serão responsáveis pela triagem e pela conferência dos documentos necessários para o saque.

O pedido para celeridade na liberação do FGTS aos munícipes atingidos pelas cheias em Mafra já havia sido reivindicação na Câmara, através de requerimento do vereador Luis Alfredo Nader.

Calendário de atendimento em Mafra

Regras para comprovação de endereço

Para a comprovação de residência deve-se apresentar documento em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, extratos bancários, carnês de pagamentos, entre outros), emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação da emergência havida em decorrência do desastre natural.

A prova de residência do trabalhador que tem renda própria e mora com os pais, mas cujo comprovante de endereço esteja no nome de um destes, se faz por meio da filiação constante na Carteira de Identidade do titular da conta vinculada, que declara, sob as penas da lei, que reside no local do desastre. A prova de residência do trabalhador, cujo comprovante de endereço esteja no nome do cônjuge, ocorre pela apresentação da Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável. O comprovante refere-se à residência habitual e fixa do titular, isto é, local do seu domicílio.

Em Rio Negro

Os moradores de Rio Negro, atingidos pelas cheias do rio Negro no último mês, já podem sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Os atendimentos na Caixa Econômica Federal estão sendo realizados já a partir desta segunda feira (21). Até o dia 03/08 os atendimentos também podem ser feitos através do 0800-726-0207, e após esta data somente nas agências, respeitando o aniversário conforme o calendário.

Os documentos necessários para o pedido são:

– Carteira de Identidade e CPF

РCarteira de trabalho com n̼mero do PIS

РCarṭo Cidaḍo (para quem possuir)

– Comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone) nos meses de março, abril, maio ou junho deste ano.

O trabalhador somente poderá sacar o benefício se não tiver realizado saque do Fundo de Garantia, por esse motivo, em período inferior a um ano. O valor máximo do FGTS pago a cada trabalhador corresponde ao saldo disponível em conta, limitado a R$ 6.220,00 (seis mil duzentos vinte reais) por conta vinculada.

Calendário de atendimento em Rio Negro


- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. flavio

    até que enfim veio essa ajuda porem,o 0800 que se refere acima no texto da caixa é muito bom,mas só que a defesa civil esqueceu de mencionar vários pontos de alagamentos da enchente por isso o povão,não poderá ser atendido pelo 0800 da caixa um exemplo é onde eu moro na rua santa cruz na divisa da vila ivete com o amola flecha,pois bem na baixada passei noites e noites puxando familias em meu bote,para ajudar pois ninguem passava do campo novo para a vila ivete, e a atendente da caixa me disse que eu não seria contemplado com o fgts pois a defesa civiz não passou a eles nossa rua e região??será que eles fizeram o trabalho de mapeamento certo,poxa é brincadeira,eles não percorrerem todos os pontos haja paciência….

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.