Mafra recebe capacitação quanto ao sistema de informações sobre desastres

Publicado por Gazeta de Riomafra - 12/08/2014 - 00h44

Com o objetivo de orientar usuários para o uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), para o fortalecimento das ações de defesa civil, aconteceu na última terça-feira, 5, na Universidade do Contestado,  capacitação para  servidores que atuam na Defesa Civil dos municípios pertencentes à região do planalto norte.

O curso foi ministrado pelo gestor de projetos no CEPED/UFSC, Jairo Ernesto Bastos Kruger.  Ele apresentou a nova versão do sistema integrado para prevenção de desastres, que está passando por reformulações.

O Sistema Integrado de Informações sobre Desastres – S2ID visa a informatizar o processo de transferência de recursos em virtude de desastres. O objetivo é qualificar e dar transparência à gestão de riscos e desastres no Brasil, já que, além de agilizar o processo, garantirá o acesso a informações sobre desastres em diversos níveis.

O S2ID foi organizado em dois grupos de acesso. Um deles refere-se à gestão do processo e conta com três módulos: Registro e Reconhecimento; Solicitação e Liberação de Recursos; e Fiscalização e prestação de contas. O outro grupo de acesso refere-se à consulta de informações em três níveis: banco de dados e análise espacial; Atlas Brasileiro de Desastres Naturais; e Biblioteca Virtual.

Mafra

A capacitação em Mafra foi uma realização da UMDECPLAN. Destacou-se a importância do evento uma vez que o sistema é ainda muito complexo e de difícil preenchimento e, como ele está sendo modificado, é uma boa oportunidade para aperfeiçoar os conhecimentos sobre o S2ID. Destacou-se ainda a necessidade das regionais estarem melhor preparadas para agirem da forma mais rápida e eficiente possível.  Edson Antocheski, coordenador regional da Defesa Civil no planalto norte afirmou que este tipo de curso conseguido para Mafra e região, depois de um ano de tentativa, trouxe informações preciosas, mas lastimou a pouca adesão dos municípios convidados.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.