Seminário apresenta cursos propostos à Universidade Federal da Fronteira Sul no planalto norte

Publicado por Gazeta de Riomafra - 29/08/2014 - 14h17

O auditório da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense foi palco, no último dia 20 de um seminário para discutir a conjuntura da Universidade Federal da Fronteira Sul no planalto norte. Como é sabido a região luta por um campus da universidade e vem realizando atividades diversas de forma a conquistar este pleito e garantir que o planalto norte tenha ensino superior gratuito.

No seminário foram apresentadas as ações que vêm sendo feitas desde fevereiro para igualar a região às outras de Santa Catarina e Rio Grande do Sul que já pleiteiam um campus. Um grupo formado por secretários de educação, entidades e movimentos sociais discutiu, depois de muito avaliar as diretrizes que a região deve tomar, os primeiros cursos a serem pleiteados. Estes foram apresentados aos presentes no evento.

Depois de uma breve explicação do por que da escolha das áreas e dos cursos de administração pública; ciências econômicas – linha de formação em economia agrícola e desenvolvimento regional; ciências sociais; engenharia civil e engenharia agrícola, houve uma votação e a indicação dos cursos foi aceita pelos presentes, que entenderam ser importante primeiro garantir o campus no planalto norte para depois lutar por mais cursos que venham ajudar no desenvolvimento socioeconômico da região.

Foi explicado aos presentes a importância da união entre o poder público – o que já vem ocorrendo e as forças sindicais, empresariais, comerciais, entre outras, coletando assinaturas e moções de apoio em prol da universidade, que traz consigo o desenvolvimento de todo o entorno, com mais investimentos em rede hoteleira, restaurantes, comércio, setor imobiliário e muitos outros setores.

Estiveram presentes representantes de diversos municípios com escolas, CDLs, SDRs, Sindicatos, Câmaras, Secretarias municipais, MPA, MST, Territórios da Cidadania, Associações empresariais, Faesc, Cooperativas, Fetraf, Sintraf, entre outras.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.