Segunda etapa da capacitação “projeto Caminhos do Cuidado”envolve profissionais da saúde

Publicado por Gazeta de Riomafra - 31/08/2014 - 15h07

Agentes Comunitários da Saúde (ACS) e técnicos de enfermagem estão participando da capacitação do projeto do Ministério da Saúde – Caminhos do Cuidado no município. Esta é a terceira turma que recebe o curso. Ao todo, serão quatro, com 40 participantes cada. São cinco encontros semanais, totalizando 60 horas, divididos em 40 horas presenciais e 20 horas de atividades de dispersão. Esta turma iniciou as atividades no dia 14 de agosto.

Saúde Mental

O projeto visa formação dos participantes com o intuito de melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, no que tange a saúde mental ênfase em crack, álcool e outras drogas, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde.

Para o enfermeiro mafrense, tutor do projeto, Márcio Fábio Silva “os participantes, por meio desta capacitação, conseguem entender o que é saúde mental e como auxiliar a família nessa questão”.

Entre trabalhos em grupo, dinâmicas e exposições, os participantes debateram o assunto e a melhor forma de abordagem dentro e fora de seu ESF (Estratégia Saúde da Família).

Acolhimento

A técnica de enfermagem do ESF Restinga, Gislene Bauer, considera estecurso uma ação relevante da Saúde. “Acho esta capacitação importante para tentarmos acolher melhor o paciente e encontrar mais ações para atender as suas necessidades, buscando resolver seu problema na atenção básica”, disse.

Já o ACS Cledson Ribeiro, da Vila Nova, contou que já está usando os conhecimentos adquiridos na prática. “Com a capacitação aprendemos como orientar melhor o paciente, nos ajudando na orientação quanto à prevenção, promoção e proteção à saúde”, concluiu.

Caminhos do Cuidado

O Projeto “Caminhos do Cuidado” se configura na ‘formação de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da saúde da família – saúde mental ênfase em crack, álcool e outras drogas’ visando melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde.

Fonte: http://www.caminhosdocuidado.org/sobre-o-projeto/

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.