Mafrenses sofrem novamente com falta de água e luz

Publicado por Gazeta de Riomafra - 26/09/2014 - 13h54

O final de semana foi marcado pela falta de energia e água em grande parte do município de Mafra. Recebemos inúmeras reclamações e entramos em contato com a gerência da Casan e Celesc para obtermos explicações sofre os fatos.

Honório Fragoso, chefe da agência da Casan em Mafra relatou que no sábado houve um grande vazamento em uma adutora, que não foi encontrado já de início e por isso baixou o nível no reservatório. Na madrugada de domingo o problema aparentemente estava resolvido e o fornecimento começou a ser normalizado, entretanto devido a um desligamento programado da Celesc entre 7h e 13h no bairro Jardim América, local onde fica a captação da Casan, ficou comprometido. A manutenção e troca de postes feitos pela Celesc, principalmente no trevo conhecido como da Dirmave, acabou se estendendo até as 17h30min, horário em que o fornecimento de energia voltou ao normal.

Em razão do reservatório localizado naquele bairro já estar com seu nível baixo devido ao vazamento no dia anterior, acabou por comprometer por completo o abastecimento de água em todo o município, pois foram mais de 10 horas entrar água, sem produzir e sem tratar a água, o que causou um déficit de 7,5 milhões de litros de água deixadas de produzir. Isso acarretou na falta d’água generalizada no município, o abastecimento começou a voltar ao seu normal na noite de domingo, na segunda-feira as partes baixas do município já recebia água normalmente.

Questionado sobre a vigência do contrato entre a Prefeitura de Mafra e a Casan, Honório disse que foi renovado em agosto de 2007, pelo prazo de 12 anos, podendo ser aditivado, ou seja, vai até 2019. Ele explicou que um novo contrato programa de Gestão Associada deverá ser feito, para que venha atender as necessidades do município, enquanto isso o contrato em vigor continua sendo válido.

Sobre os investimentos feitos, Honório explicou que os números superam o ano passado. Em 2013 foram investidos R$ 572.120,96 e neste ano de 2014 até o mês de julho já foram investidos R$ 420.482,99.

Celesc

Sobre a interrupção no fornecimento de energia, entramos em contato com Marcos Antonio Rauen, chefe da Agência Regional de Mafra, que nos informou que o desligamento ocorrido no último domingo foi de caráter programado para atender a uma obra contratada pela Autopista Planalto Sul para alargamento da BR 116 no trevo da Dirmave.

Marcos ressaltou que o tempo programado em função deste desligamento acabou se prolongando, devido algumas complexidades de ordem técnica, assim como algumas variáveis que podem ocorrer quando da execução dos trabalhos e acabam por exigir um cuidado e um tempo maior. Os bairros atingidos no desligamento foram parte do Jardim América e parte da Fazenda do Potreiro

No município de Rio Negro, onde não deveria ocorrer falta de energia, ocorreu um defeito em uma chave faca próximo à subestação de Rio Negro, causando desligamento em parte do Centro, Bairro Industrial, Bairro Alto, Vila Zelinda, Passo do Valo, Laranjal e Fazendinha, a partir das 08h36min, retornando o Centro às 09h25min e demais localidades às 10h53min.

Segundo Marcos, a dificuldade em localizar este defeito, foi devido à rede estar manobrada e o alimentador ficou bem extenso aumentando os passos de manobra para localização da falha. Portanto a falta de energia ocorrida em Rio Negro não está associada diretamente ao desligamento programado, mas foi em razão de um defeito.

O chefe da Agência de Mafra ressaltou que a empresa Celesc, através de sua Administração Regional e corpo técnico, sempre dedica especial atenção aos chamados desligamentos programados, procurando fazê-los de forma a gerar o menor impacto possível a todos os consumidores, razão pela qual, mesmo incidindo em maiores custos, opta por vezes em realizar tais procedimentos nos domingos.

Entenda-se também que os desligamentos programados, a exemplo deste ocorrido no último domingo, sempre visam proporcionar melhorias para a comunidade em geral.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.