Concurso Cão de Guarda marca ação de combate à violência e exploração sexual infanto-juvenil

Publicado por Gazeta de Riomafra - 29/09/2014 - 00h00

O município de Mafra preparou neste ano uma nova ação para marcar o dia 24 de setembro – Dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil.  Trata-se do concurso cultural de desenhos “Cão de Guarda – Protegendo Crianças e Adolescentes contra o Abuso e a Exploração Sexual” idealizado com apoio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e em parceria com a Secretaria de Educação.

A data de 24 de setembro foi instituída pela lei estadual nº 11.460/200 e tem por objetivo mobilizar a sociedade catarinense e convocá-la para o engajamento no combate ao abuso sexual intra e extra familiar da exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes.

Ação importante

Essa ação é muito importante para marcar a data. E conclamou as pessoas a denunciarem atos de violência contra a criança e o adolescente.  Ela agradeceu as conselheiras Tutelares Helga Terezinha Schultz e Luzia Kraievski, que se dispuseram a confeccionar os cães bonecos para a campanha.

Objetivo

O concurso tem por objetivo, além de estimular a criatividade e a participação das crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, ainda propor a reflexão sobre o tema e divulgar os principais canais de denúncia em caso de direitos violados.

Está prevista a participação de cerca de 1500 alunos do 6º ao 9º ano, da rede municipal de ensino. Para tanto, os professores abordarão em sala de aula, no período de 22 a 26 de setembro e recebimento dos desenhos até dia 30/09 o tema “Violência sexual: quem poderá me proteger?”. Conforme explicações da coordenadora do projeto Cão de Guarda, Andrea Paulino, para a participação do aluno, os pais ou responsáveis deverão preencher e entregar a ficha de inscrição, devidamente assinada, juntamente com o desenho.

Premiação

Serão premiados os 10 melhores desenhos de cada série participantes. O desenho vencedor entre os quarenta desenhos premiados irá ilustrar os outdoors e folders alusivos às campanhas de combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Canais de denúncia

Conselho Tutelar – 3642-4734

Disque denúncia – 100

Polícia Militar – 190

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.