Dar acesso aos serviços médicos levando ações diretamente na comunidade foi o principal objetivo do Mutirão da Saúde realizado no último sábado, 27, na localidade de São João da Boa Vista. Com atendimento, também, aos moradores das localidades do entorno.
Como no atendimento em uma unidade de Saúde, os pacientes que lá estiveram primeiramente passaram pelo setor de triagem/acolhimento e em seguida foram atendidos por médicos. Quem por lá passou pode ainda ter orientação em saúde da mulher, planejamento familiar, hábitos saudáveis, receber a vacinação e fazer testes rápidos de Hepatite, HIV e sífilis. Além disso, ocorreram ações na área da prevenção na saúde com orientações referentes a medidas físicas corporais, exame de glicemia (HGT) entre outros.
O estudante do curso de técnico em enfermagem, Vladimir Caldas, que trabalhou no evento, destacou a importância dos alunos participarem dessas ações. “É um momento em que a comunidade tem acesso ao atendimento de saúde e ao mesmo tempo os profissionais são acolhidos” – contou.
Saúde da mulher
Na área da saúde da mulher foram oferecidos exame de preventivo, orientações sobre amamentação, planejamento familiar e autoexame. A moradora da comunidade, Sandra Helena Gelenski, conta que foi ao local para realizar exames e aproveitou para receber orientações. “Eu já tinha conhecimento sobre o autoexame e saúde da mulher, porém é sempre bom estar em dia com as informações”.
A avaliação da população em relação ao programa é positiva. Andressa Ulbrech, avisada pela agente de saúde compareceu em família para receber atendimento. Foi uma oportunidade de levar o filho, Laion Victor, para fazer uma consulta. “Para nós moradores de São João é difícil irmos até a cidade ou outras localidades que tenham postos de saúde. Quando toda a estrutura vem até onde estamos todos são atendidos”.
Odontomóvel
A comunidade pôde receber, ainda, atendimento odontológico já que no evento foi utilizado o Odontomóvel que passou recentemente por uma reforma tendo apoio da Marmoraria Pedras Mil. Além de procedimentos, o morador pôde ter orientações sobre saúde e higiene bucal. Fabiane Petters, de 11 anos, foi ao Mutirão para receber atendimento. “Vim acompanhada de minha mãe para ser atendida pelo dentista. Receber uma unidade completa aqui onde moramos é muito importante”.
Segundo a Secretaria de Saúde, houve uma ótima aceitação ao evento e que já está sendo programado o próximo Mutirão da Saúde. O evento idealizado pelo município e teve apoio da Universidade do Contestado através do curso de enfermagem e do Centro de Educação Profissional (CEDUP).



