Produtores mafrenses visitam agroindústrias em Santa Rosa de Lima

Publicado por Gazeta de Riomafra - 17/10/2014 - 00h00

Com o objetivo de buscar experiências de produção em agroecologia, o município de Mafra vem realizando diversas ações junto aos produtores locais. Um destes atos tem sido a visita a outras cidades que mostram excelente desempenho na produção agroecológica.

A última excursão com 16 produtores mafrenses foi para as cidades de Anitápolis e Santa Rosa de Lima, conhecida como a capital nacional da agroecologia. Na ocasião foram visitadas as agroindústrias e produtores familiares que atuam com o plantio sem produtos químicos e ambientalmente sustentável.

A visita foi acompanhada pelo Secretário de agricultura, além de Vilson Schmidt, professor da UFSC e de Egídio Schmidt, comercializador de produtos orgânicos. As ações realizadas foram no Centro de Agroecologia de Santa Rosa de Lima, onde conheceram a Cooperativa de Agricultores Familiares Orgânicos – Agreco, com a apresentação da linha de seus produtos.

Persistência

A viagem foi muito proveitosa afirmou o agricultor Ari Strobel de Vila Ruthes. “Os agricultores da região nos ensinaram que todo o processo está na persistência e no conhecimento das técnicas orgânicas e que as dificuldades vão aos poucos sendo enfrentadas”, explicou.

Esse sistema de produção busca a sustentabilidade dos agricultores para melhoria da alimentação, tornando-a mais saudável, além de agregar valor e renda às famílias Rurais.

A Agreco é uma cooperativa central, composta por 25 agroindústrias orgânicas e mais de 200 agricultores associados ao sistema cooperativo. Esses produtos são comercializados nos programas de políticas públicas do Governo Federal, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Ambientalmente correta

A agroecologia visa desenvolver uma agricultura ambientalmente correta socialmente justa e economicamente viável, produtiva do ponto de vista técnico e econômico, valorizando o conhecimento local dos agricultores, a socialização desse conhecimento e sua aplicação ao objetivo comum da sustentabilidade.

O sistema de produção de hortaliças orgânicas e agroecológicas sem produtos químicos e ambientalmente sustentáveis está sendo utilizado por muitas famílias de pequenos agricultores em todo o país.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.