Escola de Itaiópolis realiza atividades com foco na educação ambiental e sustentabilidade

Publicado por Click Riomafra - 28/10/2014 - 18h12

A Escola Municipal Rio da Estiva, situada no interior de Itaiópolis, vem desenvolvendo atividades relacionadas à educação ambiental com o objetivo de despertar nos alunos um sentimento de responsabilidade universal, uma noção ampla sobre o meio ambiente e sustentabilidade.

A escola desenvolve uma gincana ambiental, proporcionando aos alunos um espírito de competitividade, onde cada dia da semana as equipes devem arrecadar e trazer para a escola o máximo de resíduos, (papel, papelão, plástico e alumínio), onde são pesados e cada material contém uma pontuação devidamente marcada para a equipe. A equipe com maior pontuação ao final da gincana ganhará um passeio.

A participação nas diversas atividades da gincana irá auxiliar os alunos a desenvolver capacidades suficientes para cumprir seu papel de cidadania na sociedade e identificar-se como peça chave na busca por um equilíbrio ecológico e sustentável. O intuito da gincana é sensibilizar e conscientizar, envolvendo e despertando toda comunidade para os problemas ambientais da atualidade. Além de estimular a compreensão sobre cidadania, incentivar novos hábitos através de uma competição saudável e ecologicamente correta entre todos, de forma direta e indireta.

Com o desenvolvimento da gincana surgiu a ideia de formar um grupo ambiental que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar, unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino–aprendizagem, estreitando relações através da promoção do trabalho coletivo e cooperado entre os alunos, professores e comunidade. A divisão é feita em grupos responsáveis por uma atividade na escola, entre elas: coleta seletiva, horta e mudas, bosque, carneiro hidráulico, plantas medicinais, jardim.

O desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.