Mais de 100 animais castrados gratuitamente em Rio Negro

Publicado por Gazeta de Riomafra - 30/10/2014 - 00h09

O município de Rio Negro e o Abrigo de Cães São Francisco de Assis firmaram parceria para o desenvolvimento do Centro de Controle de Zoonoses do município. Através de convênio, os animais resgatados pelo abrigo e aqueles pertencentes a famílias carentes estão sendo castrados para que, a médio e longo prazo, seja reduzida a população de animais de rua.

Dessa maneira, cabe ao município a cessão e infraestrutura do local, monitoramento e abastecimento de água e energia elétrica, para o funcionamento básico do Abrigo. Além disso, o poder público também fornece os medicamentos anestésicos para cirurgias de castração.

O Abrigo de Cães São Francisco de Assis é responsável pela manutenção e limpeza do local, castrações, alimentação, programas de doações e melhorias nas instalações que se fizerem necessárias. Lembrando que o Abrigo se mantém com receitas de colaboradores e dos eventos que realiza.

O Centro de Controle de Zoonoses/Abrigo de Cães São Francisco de Assis tem capacidade para abrigar 30 cães por vez, todos castrados e esperando adoção.

Castração gratuita

As famílias que recebem o bolsa família podem castrar seus cães gratuitamente através dessa parceria. Já o município, através dos agentes comunitários de saúde, realiza o cadastramento dessas famílias, que tem interesse em castrar seus animais. Caso aja interesse, eles são recolhidos por veículo da Prefeitura e encaminhados para castração e posteriormente devolvidos aos seus donos, sem custo algum.

Desde o início do projeto, mais de 100 cães foram castrados e mais de 200 foram doados pelo abrigo, respeitando-se os critérios da posse responsável. Para quem tem interesse em adotar um animalzinho do Abrigo de Cães São Francisco de Assis, as visitas acontecem sempre aos sábados, das 14h às 16h. O Abrigo também está aberto para quem quiser conhecer, ou mesmo colaborar.

Esta ação é um esforço das duas entidades que, juntamente com a conscientização da população rionegrense, tem o objetivo de reduzir, ou até mesmo erradicar, a população canina de rua, que hoje é um grande problema enfrentado por todos os municípios.

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. Mafrense

    Bela iniciativa.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.