Movimentos sociais e prefeitos realizam ato pró-Universidade Federal da Fronteira Sul no planalto norte

Publicado por Gazeta de Riomafra - 17/12/2014 - 00h00

O vice-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Antonio Andrioli participou na quarta-feira (10), em Canoinhas, de um ato pró-expansão da universidade para o planalto norte catarinense. Na ocasião os prefeitos da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense e movimentos sociais mostraram as características da região esquecida pelos investimentos educacionais públicos e pediram a expansão do campus para a região.

Os prefeitos lembraram que o oeste é desenvolvido, o litoral também e que o planalto norte está esquecido, bem como as regiões sul e sudeste do Paraná. Entendem serem estas regiões reprimidas em termos de educação.

Foi colocado também que os estudantes saem de suas cidades natais, para estudar em grandes centros e não mais retornam.

A representante do deputado Pedro Uczai, Deise Paludo disse que se a região conseguir um campus da UFFS será um marco significativo para alavancar e reconstruir o perfil econômico da região.

Luis Claudio Krajevski, conselheiro da universidade explicou que os prefeitos vestiram a camisa e que a região merece e precisa deste investimento federal.

O vice-reitor declarou que a universidade está esperando o Plano Nacional de Expansão e garantiu que em março dois representantes de cada região que pleiteia o campus serão chamados para participarem, em Chapecó, de uma sessão ampliada, na qual ajudarão a construir o projeto de expansão que será encaminhado ao Ministério da Educação. Até lá, a região deve se manter unida e realizando ações como a desta quarta-feira, que reuniu mais de 300 pessoas, entre movimentos dos Sem Terra, Territórios da Cidadania, prefeitos, secretários, Cooptrasc, movimento dos pequenos agricultores, dos atingidos por barragens, das mulheres camponesas, entre outras entidades em busca de um campus da Universidade Federal da Fronteira Sul.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.