Apagão gera grande prejuízo aos avicultores da Fazendinha

Publicado por Gazeta de Riomafra - 23/01/2015 - 00h00

O apagão que atingiu boa parte do Brasil na tarde da segunda-feira (19), devido a algumas usinas termoelétricas terem parado de funcionar, pode ter atingindo também a localidade da Fazendinha em Rio Negro. Avicultores daquela região perderam 10 mil cabeças de frangos acumulando um grande prejuízo. Em entrevista a Celesc disse que não pode afirmar que o problema tenha ocorrido devido ao apagão na região centro-oeste e sudeste do Brasil.

Segundo informações levantadas junto aos avicultores à falta de energia durou cerca de duas horas e trinta minutos, das 16h às 18h30min, uma hora a mais após os técnicos em Brasília terem religado o sistema, acreditam os avicultores. Também afirmaram que não é a primeira vez que acontece falta de energia na localidade, “outras vezes já faltou luz, mas essa foi a primeira vez que os frangos morreram”, disse uma produtora.

As granjas alegam que não possuem geradores, pois os mesmos além de serem caros, fora do alcance financeiros dos pequenos avicultores, não dão conta de sustentar a estrutura necessária para manter os frangos vivos, que morreram devido ao calor e a falta de água, pois com a falta de luz, todo o maquinário da granja parou.

Os avicultores procuraram a polícia para registrarem um BO a fim de terem um documento para um futuro ressarcimento, o que não foi aceito, sendo eles orientados pela polícia a procurarem a empresa responsável pela distribuição de luz e até mesmo um advogado para alguma medida judicial cabível.

Agora os criadores irão conversar com a empresa qual eles são cooperados para uma possível indenização pela morte dos frangos. Pois estão inconformados com o prejuízo, entendo que pagam pelo serviço e é inadmissível ficarem cerca de 2h30m sem energia e perderem mais de 10 mil frangos.

A Celesc alega que atendeu a ocorrência dentro do prazo legal

Nossa reportagem ouviu Celesc agência Mafra, que nos informou que realmente ocorreu a queda de energia no horário informado pelos avicultores e que procurou atendê-los dentro do menor espaço de tempo possível, levando cerca de duas horas e trinta minutos, desde o deslocamento, até resolução do problema. Tempo este, dentro do padrão aceitável pela ANEEL.

A estatal informou que percorreu cerca de cinco quilômetros da rede na localidade e não conseguiu identificar a causa do problema, sendo que em seguida a rede elétrica foi religada e voltou a funcionar normalmente.

A companhia se defende e diz que a rede elétrica daquela região não costuma dar problemas e não acredita que o problema tenha sido ocasionado devido ao apagão ocorrido em grande parte do país na última segunda-feira.

Perguntamos se Celesc irá indenizar os avicultores neste caso? A resposta do gerente local, Marcos Rauen, foi negativa, afirmando que não se trata de perda de um equipamento, devido ao problema de energia, mas sim de um caso indireto, ocorrida por uma queda de energia e nestes casos a companhia não indeniza o contribuinte, porém explicou que, compete a área jurídica esclarecer melhor este questionamento. Marcos se colocou a disposição dos avicultores para uma reunião, visando esclarecer todas as dúvidas e questionamentos.

- Publicidade -
3 comentários publicados
  1. Pedro Paulo Schuman

    A culpa é do Eto também ?

    Ou será que é do Welinton, afinal agora ele é secretário estadual………….

  2. nilson

    ou seja falta de despreparo avicultores hoje temos geradores para que em ????

    • Everton

      Acredito que nem todos os produtores tem condições de ter um gerador devido ao custo, mas essas quedas de luz são constantes no interior, e prejudicam não só aviarios, mas outras atividades também, causando prejuízos a produtores. Então, será que não seria também falta de investimento por parte da Celesc? Que trabalha a alguns anos com a mesma estrutura?

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.