Presidente da Câmara de Mafra diz que prefeito precisa conversar mais com os vereadores

Publicado por Gazeta de Riomafra - 27/01/2015 - 03h35

Na manhã da última quarta-feira (21), aconteceu na sede da Câmara de Vereadores de Mafra a coletiva de imprensa do presidente da casa, vereador Edenilson Schelbauer (PSDB). Segundo o novo presidente o objetivo da coletiva é de aproximar a imprensa do legislativo e mostrar quais serão as ações de seu mandato que vai até o dia 31 de dezembro deste ano.

Schelbauer destacou diversos assuntos como a relação dos vereadores com o Executivo mafrense, das polêmicas gratificações, da sua função de agende penitenciário coincidir com a função de presidente, falou sobre a sede da Câmara de Vereadores, da publicidade dos atos da Câmara e das famosas CPI’s.

Prefeitura x Câmara

O novo presidente do legislativo mafrense disse não depender apenas dos vereadores para a Câmara ter uma boa relação com o executivo municipal, que o prefeito também precisa fazer a parte dele para que o distanciamento entre os dois poderes diminua, rebatendo a declaração do prefeito Eto (PT), que disse na reunião com representantes do “Tratoraço†ser o prefeito que mais esteve no legislativo. Schelbauer disse que o prefeito foi muito pouco na Câmara de Vereadores, destacando que para um melhor relacionamento entre prefeito e vereadores é importante que o próprio chefe do executivo converse com os parlamentares. “Tenho que discordar do prefeito Eto, mas ele veio muito pouco aqui [Câmara]. A presença dele é importante para a nossa aproximaçãoâ€, disse.

Edenilson Schelbauer deixou claro que ele faz parte do grupo de oposição ao prefeito Roberto Agenor Scholze “Eto†(PT), grupo este que o elegeu presidente da Câmara de Vereadores. Schelbauer foi eleito para comandar o legislativo no final do ano passado com os votos dos vereadores Eder Gielgen (PMDB), Hebert Werka (PR), Abel Bicheski (PR) e das vereadoras Marise Valério (PMDB) e Márcia Nassif (PSD). Schelbauer, venceu o vereador Luis Alfredo Nader por seis votos a quatro na eleição para nova mesa diretora ocorrida no dia 16/12/14.

Incompatibilidade

A palavra incompatibilidade vem sendo muito propalada nos corredores da Câmara de Vereadores, tudo por causa da função de agente penitenciário exercida por Schelbauer no presídio de Joinville. Edenilson diz estar bem tranquilo quanto a isso, disse já ter ido ao Ministério Público onde em conversa com o promotor solicitou uma orientação quanto ao caso, também falou que tem um parecer da controladoria interna da Câmara sobre o assunto e que se tiver algum problema ele se afastará da função de agente penitenciário para se dedicar exclusivamente ao cargo de presidente do legislativo mafrense.

Gratificações

As gratificações também foi assunto na coletiva de imprensa, e assim como noticiado aqui pela Gazeta nesta quarta-feira, Schelbauer afirmou que nenhum funcionário da Câmara recebe alguma gratificação, e que o assunto será tema de uma reunião com os vereadores, reunião esta que deve acontecer nos próximos dias, onde a legalidade das gratificações será discutida. Momento também onde será debatido a criação de uma lei para fazer adequações nos salários e no quadro de funcionários comissionados.

Sede própria

Sobre a tão sonhada e esperada sede do legislativo mafrense o vereador presidente disse que a sua construção dependerá da decisão dos dez vereadores. Ele fará uma consulta aos vereadores se deve ser dado início a sua construção ou não, bem como se os parlamentares irão derrubar o veto do prefeito ao projeto de lei que cria o fundo de reserva para a construção da sede da Câmara.

Publicidade

Schelbauer disse que na sua gestão à frente do parlamento municipal ele buscará ao máximo dar publicidade dos serviços e atos da Câmara de Vereadores, para que a população mafrense tenha fique inteirada do que acontece dentro do legislativo municipal. Dentre as medidas que serão adotas para melhorar a comunicação da Câmara com o cidadão será o investimento em mídias para divulgação nos jornais locais.

CPI’s

Quando confrontado referente às denúncias e as CPI’s que estão suspensas devido a determinações judiciais o novo presidente disse que primeiro alguns ajustes devem ser feitos no legislativo como estudar modificações na Lei Orgânica e no Regimento Interno. Quanto as CPI’s o vereador comentou que os vereadores, juntamente com a assessoria jurídica, devem ter analisar mais profundamente as denúncias antes de abri uma CPI.

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. DARODAGEM

    vamos agir mais e falar menos …….

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.