Governador Raimundo Colombo inaugura sistema de videomonitoramento e anuncia investimentos para Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 27/01/2015 - 01h11

O município de Mafra ganhou um grande aliado para o aumento da segurança na cidade, com a inauguração feita na tarde da última sexta-feira pelo governador Raimundo Colombo (PSD) da Central de Videomonitoramento. Ao todo Mafra será monitorada por 10 câmeras que foram instaladas em diversos pontos do município – próximo a BR-116 no antigo trevo da Dirmave, na BR-280 próximo ao trevo da Maxicar, na praça Lauro Muller, na saída da ponte Rodrigo Ajace, na praça dos Correios, na Praça dos Bancos, na praça do Fórum, na rua Felipe Schimidt em frente ao Clube Zeppelin, na pracinha em frente a Justiça Federal na entrada do bairro Vila Nova e em frente à Prefeitura.

Os locais que passarão a ser videomonitorados foram mapeados pela Polícia Militar, com base em índices de criminalidade e maior fluxo de veículos e de pessoas. As dez câmeras, que funcionam em 360º, são full HD com transmissão digital por rede de fibra ótica e permitirão a captação de imagens em alta definição com zoom. Isso permitirá, por exemplo, a identificação de placas de veículos e pessoas nas ruas a uma certa distância. O investimento do governo do estado foi de R$ 394,1 mil, do pacto por Santa Catarina, para a instalação das câmeras que ajudarão a gerar maior eficiência no combate à criminalidade, auxiliando o policiamento ostensivo, o processo de investigação e auxiliando na repreensão dos crimes.

O videomonitoramento também trará uma sensação maior de segurança já que estatísticas mostram uma redução criminal em áreas monitoradas onde as câmeras flagram principalmente delitos contra o patrimônio, consumo de drogas e auxiliam a polícia na identificação de pessoas suspeitas.

Outro serviço que as câmeras oferecerão aos cidadãos, além de proporcionar segurança, será em casos de ocorrências, como acidentes de trânsito, furtos e assaltos. O cidadão poderá de forma oficial buscar informações junto à central de videomonitoramento. As imagens ficarão armazenadas pelo período de trinta dias.

A central irá funcionar no quartel da Guarnição Especial da PM, que foi reformada para atender às necessidades da central de videomonitoramento que futuramente também receberá as imagens das câmeras a serem instaladas nas cidade de Papanduva, Itaiópolis e Monte Castelo. As imagens serão monitoradas por agentes temporários contratados pela PM e serão compartilhadas com a Delegacia da Polícia Civil.

Na Polícia Civil o equipamento foi instalado junto a Divisão de Investigação Criminal – DIC. Os investigadores, assim como a PM, poderão acompanhar em tempo real as imagens que serão retransmitidas da central de videmonitoramento para a Delegacia de Polícia Civil ajudando assim na investigação de crimes, permitindo ainda um planejamento mais eficiente de operações e atividades dos policiais civis para coibir a violência no município, além da redução nos índices de criminalidade nas áreas cobertas pelas câmeras.

Nas ruas, a população acredita que o novo sistema vai, realmente, aumentar a segurança. O corretor de imóveis Marcos Francisco Henrique já percebeu a novidade no  centro da cidade e aprovou a iniciativa. “Qualquer ferramenta que ajude a deixar a população mais segura é válida, sem contar que as câmeras vão ajudar a polícia a se antecipar diante de situações suspeitas”, afirma.

Além de Mafra, nesta mesma etapa de instalações do sistema, outras nove cidades vão receber o videomonitoramento. Serão ativadas centrais em Governador Celso Ramos (10 câmeras), Piçarras (10 câmeras), Curitibanos (10 câmeras), Taió (10 câmeras), Braço do Trombudo (06 câmeras), Rio do Oeste (10 câmeras), Ituporanga (10 câmeras), Ibirama (16 câmeras) e Porto Belo (10 câmeras).

A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário da SSP, Cesar Grubba; do delegado geral da Polícia Civil, Artur Nitz; do comandante-geral da PM, Paulo Henrique Hemm; do presidente do Badesc, Wellington Bielecki; do prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze; do prefeito de Rio Negrinho, Alcides Grohskopf; do prefeito de São Bento do Sul, Fernando Tureck; do secretário da 25ª SDR, Abel Schroeder; de representantes das polícias Civil e Militar, do legislativo, Prefeitura, Judiciário, Exército e da sociedade.

“A tecnologia aprimora o processo operacional, com as câmeras, será possível melhorar a atuação no trabalho de prevenção, repressão e até na investigação, já que a imagem pode ser um elemento de prova importante nos casos envolvendo ações judiciais”, disse o governador.

Investimentos para Mafra

Ao chegar o governador Raimundo Colombo, em rápida conversa com a imprensa, divulgou que está 95% certo que Mafra receberá um grande investimento empresarial nos próximos meses, Indagado do que se trata, ele pediu desculpas a todos, mas não poderia dar a resposta, pois como as negociações estão em andamento ele teria que manter sigilo. Apenas disse que tratou do assunto com o prefeito de Mafra, nesta quinta-feira (22) em audiência em seu gabinete. Fato que também falou durante o seu discurso de inauguração da central de videmonitoramento. “Em breve teremos boas notícias de um grande investimento aqui para Mafra”, falou o governador que deixou escapar que com o novo cenário da economia mundial antigos projetos de investimento estão voltando à pauta. Cogita-se tratar do grupo Havan que já era para ter se instalado em Mafra no ano passado, porém faltou iniciativa da atual administração mafrense, além de boatos de um empresário local ter afugentando a pretensão de sua instalação em Mafra.

Rio Negro instala mais 14 câmeras

Rio Negro que já possuí uma Central de Videomonitoramento ampliou o seu sistema com a instalação de mais quatorze câmeras na área central, somando um investimento de R$ 70 mil. O atual sistema de monitoramento, agora conta com 27 câmeras, que serão acompanhadas pela Polícia Militar e por agentes de segurança do município. Com a aquisição e instalação das novas câmeras Rio Negro espera aumentar a segurança da população que transita nas ruas mais movimentadas e coibir atos de violência, depredação de patrimônio, consumo de entorpecentes e outras infrações.

- Publicidade -
2 comentários publicados
  1. japa

    o que ele vai trazer para mafra mais um carro

  2. Everton

    Tomara, mas eu só acredito vendo!

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.