Tratoraço 2: Agricultores do Bituvinha cansados de promessas fazem manifestação por melhorias nas estradas

Publicado por Gazeta de Riomafra - 28/01/2015 - 10h00

Está acontecendo hoje (28), desde as 7h, um protesto dos agricultores da região do Bituvinha 1 e 2, devido ao descaso com os serviços de recuperação das estradas daquela localidade. Cansados das promessas feitas pela atual administração os produtores rurais daquela região se organizaram e fecharam a estrada principal que dá acesso à comunidade.

Uma promessa não cumprida do secretário municipal de Obras, Carlos Augusto de Oliveira, motivou a manifestação de hoje. O secretário no dia 5 de dezembro do ano passado, na presença do prefeito Eto Scholze (PT), durante reunião com os agricultores do movimento do ‘Tratoraço’, havia se comprometido a colocar o maquinário e pessoal da Prefeitura para recuperar as estradas da região, fato que até a data de hoje não aconteceu.

Segundo algumas informações levantadas por nossa redação às estradas estavam sendo mantidas por empresas de reflorestamento que retiram madeira daquelas localidades, inclusive elas mantinham no local um depósito de pedras. Mas esse serviço deixou de ser feito há algum tempo. A suspeita é que as empresas deixaram de fazer a manutenção devido a Prefeitura ter pego as pedras para usar em outra localidade e não para arrumar a estrada local.

As estradas estão há um bom tempo sem manutenção, trazendo prejuízo aos agricultores. Para o presidente do Sindicato Rural, Camilo de Lelis Hack Machado, a situação está insustentável, ainda mais com a proximidade das voltas às aulas e da colheita da safra, “As 300 famílias que moram nas localidades não sabem mais o que fazer, as estradas estão em estado calamitoso, não tem como transitar por elas”, falou.

Além dos agricultores, que irão parar a colheita do fumo para protestar, poderão participar do movimento, representantes das empresas de transporte que efetuam o transporte de madeira na região. “As empresas que transportam madeira também irão participar, pois está tendo muita quebra de caminhões”, disse Camilo, afirmando que ficou decidido em reunião na noite desta segunda-feira (26), que os agricultores não irão liberar o trânsito da estrada enquanto o prefeito e o maquinário da Prefeitura vá até a localidade efetuar as melhorias, “dentro de 20 dias começará a colheita, onde os agricultores terão que transportar a safra, mas na situação que as estradas estão hoje não vai ter como fazer esse transporte”, comentou.

No final da manhã de ontem, cogitava-se que o prefeito, sabendo da manifestação, através de um repórter (aliado), iria mandar uma equipe da Prefeitura até o local, na tentativa de iniciar os trabalhos e cessar a manifestação, porém até o fechamento desta edição, não recebemos nenhuma confirmação de que isto teria ou não ocorrido.

Porém segundo os manifestantes, o protesto iria acontecer da mesma forma, pois a promessa já teria sido descumprida e o prazo também expirou.

- Publicidade -
20 comentários publicados
  1. Gilberto Furst

    Pessoal, eu me criei no bituvinha, hoje moro com minha familia em Rio Negrinho, mas ainda votei na ultima eleição nesse cidadão a quem chamam de prefeito lá em mafra, mas enfim, as estradas lá já estiveram ruins em outras ocasiões, mas dificilmente, ou muito poucas vezes como estava agora, quase intransitável, eu vou lá todo mês visitar meus pais que moram lá, e de carro pequeno você tinha que saber em algum lugares como passar pra ficar lá encavalado devido as crateras, mais parecia uma trilha de raly e não estrada, e quero lembrar a esses puxa sacos que com certeza eles como não moram lá, porque acham que a prefeitura não precisa arrumar as estradas, a que respeitem mais o povo trabalhador de lá, essa estrada creio que deve fazer anos que não vai uma patrola da prefeitura lá, mas na hora de pedir votos eles vão lá dai, dai se lembram que existe esse lugar.

    Total apoio ao protesto do pessoal, pois não estão pedindo nada além dos direitos de cidadão que possuem, ter uma estrada que se possa andar normal, mesmo de chão, mas que passe uma patrola de vez em quando. Lembrando que essa região é extremamente produtiva em agricultura e outras coisas também. Há ônibus diário que leva crianças para estudar no Km 9 em mafra, e merece ter estrada decente sim

    • Paulo césar

      se faz anos que não vai uma patrola por que reclamam tanto do atual prefeito ? ele está lá faz só um ano.

      • Everton

        fazem dois anos, e até agora não vi esse prefeito fazer nada. Mas fica o comentário em aberto para quem quiser citar o que ele fez até agora.

  2. Pretinho Basico

    Infelizmente tem ex vereador que utiliza-se desta coluna para defender o prefeito que mostra toda sua incopetencia, o que vem gerando protestos de toda especie. Infelizmente, já que não conseguiu ser eleito, por ter sido pessimo politico em outra legislatura, procura apoiar o prefeito para ver se ganha uma secretaria ou um carguinho comissionado para gastar o dinheiro do povo.
    É triste saber que tem gente assim, mas logo divulgaremos o nome do dito cujo com materia paga neste mesmo informativo. Aguardem…
    E viva nóis…

  3. Junior

    É tanta besteira escrita que a gente perde até a vontade de comentar. Esse tal de Pedro alguma coisa aí deve ser um baita puxa saco hem? Tá bom o pasto? Deve estar.
    2016 tem eleição. Não sobra um. Não reeleger NINGUÉM.

  4. joaquim

    Não sei como tem pessoas que tem a cara de pau de defender a atual gestão.
    MAFRA TÁ ABANDONADO.
    quem anda por Mafra vê,tanto na cidade como no interior só tem buraco.
    O povo do bituvinha tem que ser apoiado por essa atitude.pois só assim para atual gestão fazer algo.
    As estradas do interior nos dias de chuvas estão intransitáveis.
    Quem depende das estradas sabe que isso é verdade,agora esse Pedro ai que deve ser um puxa saco do prefeito e não depende das estradas do interior,pra ele tá bom.

    • Pedro M.

      ah tá.. agora na gestão do eto não pode ter nem um buraquinho em nenhum estrada de terra…

      até parece que as estradas de terra de Mafra sempre foram perfeitinhas…

      hoje em dia tá todo mundo com muito mimimi.

      povo do interior não paga iptu e quer estrada asfaltada… só faltava essa

      • Everton

        Um buraquinho? um buraquinho?? As estradas ja foram bem melhores sim, mas da pra ter uma base, se nem as estradas urbanas o prefeito não faz nada, imagina no interior!! E outra, procure saber quais as principais atividades economicas dessa cidade, é a agricultura que movimenta a economia, e você vem falar em IPTU?? Se tem alguem que pode e deve cobrar o prefeito são os agricultores! Informação ajuda a fazer bons comentários…

        • Pedro M.

          Que movimenta a economia….. Até parece que os agricultores estão preocupados com o desenvolvimento do município.. estão preocupados em ganhar dinheiro, só isso. Sem essa de geração de riqueza.

          • Everton

            Se eles se importam ou nao, nao vem ao caso, mas é fato a importancia da agricultura nas atividades economicas de mafra, é só pesquisar..

  5. Cláudia Maria Schade

    E a prefeitura, na tentativa de enganar os moradores, mandou patrolar pouquíssimos metros ontem e uma carga de pedra, mas lá não tem PALHAÇO não, quando líderes do movimento aproximadamente pelas 13:30hs foram “fiscalizar” o cumprimento da promessa, não encontraram máquina alguma no local.

    • Pedro M.

      “líderes”.. …….”movimento” …….. kkkkkkkkkkk……………..

      estão sendo usados pelo político inimigo do eto.

      • Everton

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… que comentário nada haver!!! kkkkkkkkkkkkk!!

  6. Cláudia Maria Schade

    Sr. Pedro Paulo, se tiver disponibilidade e interesse, ande uns 10 km na estrada do bituva, e verás que os buracos lá não são devidos ao tipo de estrada e sim ao descaso da administração, e que o protesto deste povo não se trata de modismo e sim é legitimado pelo descaso com quem vem sendo tratada a localidade que muitos recursos gera ao município.

    • Everton

      Parabéns pelo comentário! A maioria das pessoas que comentam aqui pensam igual! Apenas uma “meia duzia” de comissionados, amigos e parentes do prefeito ficam aqui “defendendo o idefensável”!

  7. Cláudia Maria

    As estradas do interior por não ser pavimentada apresenta sim buracos (aliás até as pavimentadas em muitos casos), mas o protesto desta população não se trata de modismo Sr. Pedro Paulo, se não conseguiu ver nada de mais nessas fotos, trafegue uns 10 km na localidade, e concordará comigo que a atitude é legítima de quem gera riquezas ao município, mas é ignorado pelos governantes.

  8. Pedro Paulo Schuman

    Até parece que as estradas do interior nunca tiveram buracos.

    Não vejo nada de mais nessas fotos, ando no interior faz muitos anos e a maioria das estradas está como sempre foi.

    Agora está na moda fazer “manifestação” por qualquer coisa. E de preferência, encher de foto e colocar nessa fuleiragem que se transformou a interrnet.

    • Abram o olho não votem nos mesmos !

      Deve ser da turma do prefeito ! Todo lugar está uma porcaria as estradas ! Só não vê quem não quer. Aqui na minha rua no centro da cidade nunca foi uma porcaria igual está agora.
      Os mesmos que embargaram a compra das patrolas no tempo do Janco, agora não tem recursos para arrumar as estradas. Bem feito.
      Más concordo que o povo Mafrense tem que andar de carroça, póis acharam bonito os “Home” fazer propaganda andando de carroça. Carroça anda nesses buracos e ferradura não sai caro !

    • Everton

      Com certeza vc não conhece o interior de nossa cidade, e muito menos precisa trafegar por ele para estar defendendo com “unhas e dentes” a atual administração, fingindo que esta tudo bem. As ruas do interior mafrense estão horriveis como nunca estiveram. E outra, o povo que elegeu esse prefeito, e tem todo o direito de cobrar atitudes. Se é necessário protestar, não é por “moda”, mas sim contra o descaso.

  9. Verdadeiro Mafrense

    Na hora que apertaram a administração eles prometeram para “se livrar” das cobranças, e agora será que vão por em pratica?? Chega de “Lero Lero” prefeito e secretário, e mais ação!!!!

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.