Ano que vem pelo menos 30 novas escolas estarão com o ensino médio integral implantado. “Este será o nosso foco. Vamos preparar os jovens para a vida, para o mercado de trabalho, para o vestibular, enfim para aquilo que tiverem vocaçãoâ€, explica o secretário da Educação, Marco Tebaldi.
O novo planejamento, em discussão pelas equipes técnicas da Secretaria de Estado da Educação, foi apresentado ao governador Raimundo Colombo na segunda-feira à noite, no Palácio d’Agronômica.
A intenção é ter uma nova matriz do ensino médio público estadual que deve seguir duas linhas: Acadêmico (regular) e Técnico (profissionalizante). O ensino médio Acadêmico vai preparar o aluno para que saia da escola com bons conhecimentos gerais, inglês fluente, domÃnio da informática e com incentivo ao empreendedorismo, a fim de que tenha noções de como gerir um negócio próprio.
O ensino médio profissionalizante terá um leque de 104 cursos, de acordo com a vocação de cada região. “Em uma região metal-mecânica podemos incentivar que o ensino médio forme técnicos em metalurgia; em outra região, técnicos em movelaria; em outro, formaremos técnicos agrÃcolas. Desta forma, vamos contribuir para o desenvolvimento regional e formaremos técnicos que são a grande carência dos setores produtivosâ€, justifica Tebaldi.
Este programa está ainda em estudos pela Secretaria da Educação, mas deve ser implantado já no ano que vem.
