Riomafrenses poderão doar medula óssea nos dias 5 e 6 de dezembro

Publicado por Gazeta de Riomafra - 23/11/2011 - 13h24

O banco de doadores de medula óssea é universal

A Flávia faz quimioterapia três vezes por semana e uma semana no mês ela fica internada para tratamento, a doença só tem cura com o transplante de medula óssea

A Gazeta divulgou em 22 de outubro, uma matéria sobre o apelo de uma mãe de Rio Negro, que tem sua filha, Flávia, que aos três meses de vida apresentou uma doença chamada Histiocitose Sistemica de Langerhans, um tipo raro de câncer que ataca a pele, ossos, pulmão fígado e baço, esta doença só é tratada com quimioterapia das mais fortes.

A Flávia faz quimioterapia três vezes por semana e uma semana no mês ela fica internada para tratamento, a doença só tem cura com o transplante de medula óssea. Hoje a Flávia tem dez meses e é um bebê maravilhoso, e por isso a família está mobilizada na busca de um doador.
Segundo a mãe de Flávia, em geral para se cadastrar como doador é só ir a um banco de sangue de qualquer cidade do mundo e fazer o cadastro, eles tiram uma amostra de sangue de 10 ml  para ver a compatibilidade. O banco de doadores de medula óssea é universal.

Em dezembro

Nesta semana tivemos a informação de que a doação de medula óssea, para Flávia e para o banco de doadores, será nos dias 5 e 6 de dezembro.

– No dia 5 a doação será na parte da tarde, na Madem em Rio Negro;

– No dia 6, durante todo o dia, considerando intervalo para almoço, na Sociedade Vitória, também em Rio Negro.

Mais informações sobre a doação de medula óssea:
– A medula óssea são células liquidas que ficam no interior dos ossos e são conhecidas por ”tutano”.
– A medula é doada em vida, como se fosse doar sangue.
–  O transplante de medula óssea é o tratamento para doenças do sangue como a anemia aplástica grave, leucemia e outras.
–  O transplante de medula óssea é a substituição de células líquidas doentes, por células líquidas sadias de outra medula óssea.
–  A doação é feita em centro cirúrgico, sob anestesia. São realizadas com seringas, e retirado, no máximo, 15% de líquido.
–  A retirada não causa nenhum comprometimento à saúde do doador.
–  Em sete dias a medula do doador estará totalmente reposta e em condições de uma nova doação.
–  Basta ter entre 18 e 55 anos e gozar de boa saúde.
–  Quem quiser doar pode se apresentar no hemocentro de sua cidade, ou cidade mais próxima, onde será feita a coleta de 1oml de sangue para a tipagem de hla.
–  Os dados serão inseridos no cadastro do redome e quando surgir um paciente, que seja compatível com seu tipo você será chamado para decidir quanto à doação.
Eu preciso de sua doação!

– O cadastro é internacional, e o doador pode ser compatível com qualquer criança que necessitar de medula.

“Você pode ser doador de qualquer criança que de seu amor necessite. Pedimos pela pequena Flávia e pelas demais crianças que desta doação necessitam”.

É necessário levar CPF e RG.

- Publicidade -
4 comentários publicados
  1. Carlos

    e outra, cadê a responsabilidade do criador/divulgador do site? Ainda que alegue ser mera divulgação do conteúdo disponibilizado no jornal, entendo que deve solicitar autorização do jornalista quando verificar um erro na edição, ou a manifestação massiva dos internautas sobre erros na matéria.

    Não sou da área, mas erro crasso como esse dói aos olhos de quem é informado sobre o assunto.

  2. Carlos

    Falta de pessoas qualificadas na edição de um jornal é uma coisa séria. Poxa, o jornalista deve ir atrás da informação correta antes de divulgar qualquer notícia.

  3. Jaqueline

    Façam o favor de arrumar o título da notícia!!! Nos dias 5 e 6 de dezembro haverá uma campanha para coletar sangue que sera cadastrado num banco de possíveis doadores de medula.

  4. Juliana

    Prezados,
    o título da notícia não esta de acordo. As pessoas não vão la para doar a medula e sim para se cadastrar. Infelizmente, as chances de compatibilidade são de uma em um milhão. Caso seja verificada a compatibilidade após a doação da amostra de sangue, aí sim a pessoa é contactada para decidir se ainda quer realizar a doação. O Redome manda também um cartão, chega via correio alguns dias depois do cadastro, que é a identificação de quem faz parte do banco de “possíveis” doadores.
    Dessa forma, acredito que seria adequado fazer a chamada com “Cadastro de doadores de medula óssea sera dias…”

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.