
Mais um importante estudo acaba de ser concluído no Parque Municipal São Luís de Tolosa (Seminário), sobre Bromeliáceas, realizado como trabalho de conclusão do curso de Ciências Biológicas da UnC – Mafra, pela acadêmica e integrante do grupo de monitores de trilhas interpretativas do Parque, Aline Crislaine Mayer.

Vriesea incurvata - a presença dessas espécies indicam que o Parque está em bom estado de conservação.
Aline identificou nove espécies de bromélias na sua área de amostra, a maioria epífitas (crescem sobre outras plantas, sem prejudicá-las), sendo uma endêmica, ou seja, ocorrente somente em florestas com araucária, que é a formação típica ocorrente na região de Rio Negro. Nenhuma das bromélias identificadas encontra-se na lista de espécies ameaçadas de extinção.
A pesquisadora ressalta que os resultados obtidos apresentam grande importância para a conservação da natureza, contribuindo com os estudos do Parque e do município, pois as epífitas são plantas vulneráveis à degradação ambiental e a presença dessas espécies indicam que o Parque está em bom estado de conservação.
Esse estudo faz parte da implementação do Plano de Manejo dessa Unidade de Conservação que, para proteger e conservar a biodiversidade da mesma e vem sendo posto em prática através de várias linhas de pesquisas e ações, tais como estudo de mamíferos, peixes, aves, anuros, zoneamento vegetal, pteridófitas (samambaias), visitação pública, entorno do Parque e o manejo de espécies exóticas e exóticas invasoras.
