A Queda da poluição
Após longos debates e acordo firmado entre a Agência Nacional do petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Ministério Público Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, Petrobras, Estado de São Paulo e outros, a ANP publicou no dia 21/12/2011, Resolução nº 62/2011, com o objetivo de garantir a oferta do combustível diesel com baixo teor de enxofre no mercado nacional (S-50), que tem a finalidade da contribuir com a diminuição da poluição ambiental.
Durante muitos anos a grande maioria dos postos revendedores de combustíveis, em todo o território brasileiro, revenderam o biodiesel S-1800, também conhecido como interior, e continuarão a revender até 2014, para veículos / caminhões e ônibus fabricados até 2011. A nomenclatura S1800 significa 1800 partes por milhão de enxofre.
Nas regiões metropolitanas com número elevado da frota de caminhões e ônibus, foi comercializado o biodiesel S-500 metropolitano (500 partes por milhão de enxofre), também para veículos/caminhões/ônibus fabricados até 2011. Em 2014 o biodiesel S-1800 dará adeus ao mercado automotivo.
A grande mudança chegou a partir de 1º janeiro de 2012
Todos os veículos/caminhões/ônibus da fase P-7 e L-6 do PROCONVE (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores), obrigatoriamente deverão usar o diesel S-50 (cinqüenta partes por milhão de enxofre), e alguns modelos como os caminhões extra-pesados também possuirão catalizador para redução da emissão de gases, sendo necessário o uso de um produto a base de uréia chamado de ARLA 32 / FLUA ou outra nomenclatura, que também será revendido nos postos que dispõe o diesel S-50.
E não para aí, a partir de 2013 o diesel S-50 sai de circulação e começa e comercialização do S-10 (dez partes por milhão de enxofre).
Para garantir a oferta do diesel de baixo teor de enxofre (S-50), à demanda que se inicia a partir de 1º de janeiro de 2012, de acordo com alguns critérios, a referida resolução define que, de início aproximadamente 3.000 revendedores varejistas de combustíveis no território nacional deverão dispor do produto.
Muita atenção
Embora a ANP tomou o cuidado de ofertar o produto em todas as regiões brasileiras, é importante que o proprietário de caminhões/ônibus fabricados a partir de janeiro/2012, tome o cuidado em analisar a rota a ser percorrida,a autonomia do tanque do veículo e pesquise onde há postos revendedores que ofertem o diesel S-50, pois o número inicial de postos revendedores do diesel S-50 é inferior a 10% de toda a rede nacional.
Vale lembrar que, todos os caminhões e ônibus com fabricação anterior a 2012, também podem usar o diesel S-50, sem qualquer consequência.
