Tendo assumido a Delegacia de Comarca de Mafra no ano 2008, Rafaello Ross foi promovido a Delegado Regional, assumindo a função em 28 de maio último

Atual Delegacia da Mulher deverá ser ocupada pelo Ciretran
“Reorganizar a Delegacia, os serviços e fiscalizar para que a Lei seja cumprida”. Essas são as principais metas do novo delegado Regional de Mafra, Rafaello Ross, que assumiu o cargo em 14 de maio interinamente, e oficialmente no dia 28 do mesmo mês.
No cargo de Ross junto à Comarca, assume interinamente o titular da Delegacia da Mulher, da Criança, do Adolescente e do Idoso, que acumula as duas Delegacias até o próximo mês de agosto, quando um novo delegado deve ser designado para a Comarca.
De acordo com o delegado, há sim falta de policiais para atuar na região. Ele cita como exemplo, que no último ano houve registro de cinco mil ocorrências na Delegacia de Comarca, contando com quatro investigadores para resolução dos mesmos. Do efetivo de policiais Civis na Regional de Mafra, três deles estão à disposição do IGP – Instituto Geral de Perícias, mesmo com este não fazendo mais parte da Polícia Civil. “Atendemos desde solicitações para bingos de idosos até homicídios”, apontou Rafaello Ross – que indagado sobre a situação do Instituto Médico Legal, concordou que o mesmo não deve ficar junto ao Presídio Regional. “A situação está complicada, mas como o IGP não pertence mais à Polícia Civil, terá que achar um espaço próprio”, enfatizou.
Quando assumiu a Delegacia de Comarca em 2008, a mesma só possuía uma viatura com mais de 300 mil km rodados. “Com o auxílio da comunidade e das entidades de classe, que sempre nos apoiam, buscamos novas viaturas e equipamentos, hoje estando bem melhor estruturados”, garante.
O titular da Regional da Polícia Civil cita ainda que somente em Mafra, há 28.200 veículos cadastrados, ou seja, cerca de 30 mil pessoas passam pelo Ciretran anualmente, motivo pelo qual o delegado pretende reestruturar o atendimento.
Em Itaiópolis, o principal objetivo do delegado é o reforço nas investigações para elucidação de delitos e crimes. Ainda nesse Município, Ross pretende reforçar o efetivo Policial, através de novos escrivães, haja vista os dois que atuam junto à Delegacia, estarem em vias de se aposentar.
O reforço no efetivo de Papanduva e Monte Castelo é outra meta do delegado Regional. “O que estamos buscando é em benefício da população”, declarou.
Reestruturação
O delegado Rafaello Ross também pretende buscar apoio e recursos para a pintura interna e externa dos prédios das Delegacias Regional, de Comarca e da Mulher.
Com o grande fluxo de pessoas que comparecem diariamente ao Ciretran, a intenção do titular é reestruturar o prédio onde atualmente funciona a Delegacia da Mulher, da Criança, do Adolescente e do Idoso, e lá implantar os serviços do Ciretran com toda a infraestrutura necessária e, também através de reestruturação, transferir a Delegacia da Mulher para as atuais dependências do Órgão de Trânsito. “Queremos propiciar ambientes agradáveis e acolhedores para todos que necessitam de nossos serviços”, enfatiza.
A pintura e reforma dos veículos da Delegacia Regional é outro objetivo, visando padronizar os veículos e mantê-los em perfeitas condições para atuação nos trabalhos policiais.
Casas Noturnas
Ante as constantes reclamações de moradores e também a constatação de irregularidades em algumas Casas Noturnas, o delegado Rafaello Ross promete intensificar a fiscalização e somente liberar Alvarás para aquelas que se adequarem às Leis. Uma das exigências para liberação dos Alvarás de Funcionamento será a apresentação de Atestado de que a acústica esteja adequada às normas vigentes. “Existe um limite de som que não ofereça danos aos frequentadores e nem aos vizinhos destes locais”, salienta.
No caso dos seguranças que atuam junto às Casas Noturnas, o delegado lembra que a Legislação prevê que os mesmos devem pertencer a empresas de Vigilância devidamente cadastradas no Órgão competente. “O que verificamos hoje é que na grande maioria, os seguranças não são pessoas preparadas para a função, e já estamos contatando com os proprietários destes estabelecimentos, para que também neste ínterim venham a se readequar”.
Lan House
A fiscalização destes locais também deverá ser intensificada pela Polícia Civil em todos os Municípios que abrangem a Regional. A Lei prevê que haja monitoramento por vídeo e o cadastramento dos usuários, de forma a se inibir crimes via Internet.
Tráfico de drogas
A repressão ao tráfico de drogas será intensificada pela equipe do delegado Regional. No entanto, Ross afirma que o tráfico é um crime contra a Saúde Pública, e deve ser combatido também pelas Instituições de Ensino, famílias, Poderes Executivo e Legislativo e entidades que atuam com dependentes. “É um crime que deve ser prevenido e repreendido por toda a sociedade. Hoje se prendemos dez traficantes, em uma semana há outros dez no lugar dos mesmos. Afinal, temos que partir do princípio, o que leva os jovens a cada vez mais fazerem uso de drogas”.
Câmeras de Monitoramento
A instalação de Câmeras de Monitoramento nas principais ruas do Município, está prevista já para o próximo semestre, segundo informações do delegado Rafaello. Elas virão em muito auxiliar as Polícias Militar e Civil a desvendar delitos e crimes, atuando em tempo real e, inclusive, com recursos ultramodernos que facilmente identificarão veículos envolvidos.
