Nossa reportagem recebeu reclamação de um munÃcipe, morador da rua João Batista Pigatto, representando outros munÃcipes daquela rua e arredores. De acordo com o morador, há tempos vem sendo enfrentado o problema com a coleta do lixo na localidade. De acordo com o queixoso, desde que o serviço de coleta foi terceirizado, os problemas estão acontecendo. “O problema ocorre em todos os dias de coleta, que o gari passa antes retirando os sacos e sacolas das cestinhas, levando-os até as esquinas, onde como consequências temos a obstrução do trânsito, ale, dos cachorros que fazem a festa, rasgando e puxando as sacolas com os restos dos alimentos, espalhando lixo pelas ruas – os quais restam abandonados pela empresaâ€.
A maior reclamação foi relativa ao último sábado (27), quando o gari fez o seu papel mas o caminhão do lixo não fez a coleta, com lixo ficando na esquina da citada rua até pelo menos o dia 29, quando nos foi entregue a correspondência. “Do que adianta se falar em conservação do ambiente, reciclagem etc, se a empresa que é responsável e está recebendo para isso não está realizando a sua tarefaâ€? – diz o munÃcipe Cley Erzinger.
Empresa se defende
De acordo com missiva do gerente da empresa Seluma, Diohn do Prado, “a atividade de coleta constitui-se em um trabalho que envolve diferentes operações nas quais os coletores utilizam sua força fÃsica e mental para alcance dos resultadosâ€. A tarefa prescrita parece simples à primeira vista, no entanto, a complexidade da atividade, e o que está oculto no modo operatório só é possÃvel constatar ao vivenciar a experiência do cotidiano da coleta.
A coleta de lixo domiciliar que ocorre no municÃpio de Mafra segue uma sequência de recolher, carregar, correr e jogar o lixo no caminhão à frente. Este ciclo se interrompe somente quando há muito lixo a ser recolhido em um mesmo local, deste modo utiliza-se a técnica de bandeiramento para agilizar o processo de coleta, onde os resÃduos são acumulados na esquina das ruas para permitir que o tempo gasto com a coleta de porta em porta seja reduzido.
A SELUMA afirma que desde que iniciou a operação de coleta no municÃpio trabalha de forma a respeitar o cidadão agindo com o máximo comprometimento para que não haja problemas durante a coleta, entretanto entende que na possÃvel ocorrência de falhas na coleta se prontifica a atender e solucionar as deficiências o mais rápido possÃvel.
Quanto ao fato ocorrido no dia 27/10/12 a empresa esclarece que foi um caso atÃpico que foge totalmente da linha de trabalho da empresa, e que já tomou as providencias para solucionar o problema o mais rápido possÃvel.
A empresa afirma que mantém seu comprometimento com o meio ambiente e principalmente os munÃcipes de Mafra, e que qualquer dúvida, sugestões ou reclamações mantém escritório aberto para atendimento ao publico de segunda a sexta das 8h à s 18h.
