“Formar uma frente de trabalho em Prol do Hospitalâ€. Com esse intuito representantes da ACIRN, sob comando do presidente Giancarlo Perreto, reuniram-se pela segunda vez com a diretoria do Hospital Bom Jesus, Imprensa, Poder Público Municipal, entidades como Lions e Clube Soroptimista, Associações de Bairros e comunidade em geral, no final da tarde da última quarta-feira.
O presidente da Associação anunciou que o artista Marcelo Callado está desenvolvendo gratuitamente uma logomarca e um ‘mascote’ para utilização em campanhas que visam buscar recursos ao Hospital; bem como o auxÃlio voluntário da rionegrense Cláudia França para desenvolvimento de projetos na área do turismo, e, também, que a empresa ORGAMA estará realizando a contabilidade daquela Unidade de Saúde, com custos menores que os praticados no mercado, agradecendo a disponibilidade.
Além disso, lembrou que está sendo aberta uma conta para o recebimento de doações e solicitou mais ideias e ajuda para que a situação do nosocômio seja revertida.
Na oportunidade o pastor Ezequiel Ramos relembrou a visita ao chefe da Casa Civil do Paraná que, demonstrando preocupação com a situação do Hospital, agendou reunião que ocorreu na manhã de ontem com o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, onde a diretoria, junto com a ACIRN, apresentou uma lista de equipamentos necessários para que o Hospital possa estar desenvolvendo atividades com qualidade, eficiência e eficácia. Destacando o que foi publicado na Gazeta com exclusividade, que o prefeito Paizani já havia anunciado a doação por parte do Governo do Estado, de um arco cirúrgico para realização de cirurgias ortopédicas, afirmou que “desta forma, em nada vamos perder para o Hospital de Mafraâ€.
Para o pastor Ezequiel – que preside o Hospital, a intenção é de que ao final dessa diretoria, a Unidade de Saúde esteja em melhores condições e em pouco tempo não haja mais problema algum. “A população está acreditando no Hospital e em sua recuperação, o que não pode acontecer é ser resolver os problemas do Pronto Atendimento e deixar o Hospital padecerâ€, apontou.
O presidente ainda disse que não tem coragem e não correrá o risco de reabrir a Maternidade sem a devida reforma que a mesma precisa ou que algum engenheiro assuma quaisquer consequências. O engenheiro Rafael – que já fez análise da ala onde estava instalada a Maternidade, salientou que em hipótese alguma assumiria responsabilidades, destacando que sai mais barato a construção de uma nova ala do que a reforma da até então utilizada. Para o pastor Ezequiel, “o Governo Estadual terá que dar jeito em uma Maternidade para Rio Negroâ€.
Sobre boatos de que a diretoria ganha bem, o presidente do Hospital fez questão de repetir que a diretoria trabalha voluntariamente, sem receber salário ou subvenção e que o atual administrador, Marlon Witt, recebe mensalmente a metade do valor que recebia o administrador da gestão anterior. Ele voltou a citar o valor recebido por subvenção do Executivo Municipal no último ano, lamentando que o atual prefeito ache esse repasse ilegal; ao tempo que afirmou estar o valor do convênio para manutenção do PA, muito defasado, sendo necessário um reajuste e complemento. “O Poder Público tem que se preocupar em não deixar o povo sem atendimentoâ€.
Ainda sobre salários, o pastor falou que terá que haver demissões no Hospital, enfatizando, porém, que não há recursos para o pagamento das rescisões. “Vamos proceder um estudo para que o menor número de pessoas seja demitidaâ€.
Giancarlo Perreto falou sobre valores e equipamentos já conseguidos pelo prefeito Paizani, destacando que agora urge que se encontrem soluções para acabar com o débito do Hospital, que está na casa dos R$ 10 milhões.
Representando o Clube Soroptimista a médica Gláucia entregou ao presidente da Associação Comercial, um envelope com sugestões das integrantes da entidade, adiantando algumas das ideias contidas no envelope, que também foram repassadas na reunião de ontem ao secretário de Estado da Saúde. Uma das ideias é de que o Hospital consiga referência, por exemplo, em trauma ortopedia, tendo em vista inclusive que atende a vÃtimas de acidentes ao longo da BR 116. “Com a referência em Média Complexidade, o Hospital receberia recursos para manutenção e para os serviços realizados nesta áreaâ€, frisou.
O único assunto que não veio à tônica durante a reunião onde se pede a união e esforço de todos, foi relativo aos funcionários, que estão com o pagamento atrasado e não recebem o vale alimentação há dois meses. O desestÃmulo dos profissionais, aliado à depressão e o medo de serem demitidos, podem comprometer o bom andamento dos serviços no Hospital.
Em busca de recursos para saneamento do Hospital
Ao final da reunião, após vários debates, ficou acertada a formação de algumas comissões, responsáveis por coordenar a busca por recursos para que o HBJ possa se manter em atividade e sanar suas dÃvidas.
Foram criadas as comissões de “Campanha da Luzâ€, que hoje conta com 1.503 contribuintes. A intenção é de que esse número de colaboradores aumente consideravelmente e garanta um valor financeiro mensal ao Hospital; já a outra comissão tratará de conscientizar as indústrias, comércios, entidades, igrejas, população em geral, a efetuarem doações em uma conta bancária que já está sendo viabilizada. Também formalizada a Comissão de Educação, que buscará o desenvolvimento de projetos para eventos culturais e de esporte, com os patrocinadores podendo descontar o valor no Imposto de Renda. Com essa ação, a renda seria toda destinada para o Hospital.
Outra comissão foi criada durante a reunião, para conversar com os proprietários de postos de combustÃvel, de forma que a cada litro vendido, um valor que pode ser de um centavo ou mais, seja repassado para a conta do Hospital.
A comissão de reforma e manutenção está comprometida a conversar com empresários, de forma que adotem a reforma de um quarto, apartamento ou outra área do Hospital Bom Jesus, que teriam o nome da empresa ou do empresário em uma placa aposta no hall de entrada.
E finalmente foi criada a comissão de Transparência, na maior parte formada por representantes da Imprensa, que tem por objetivo demonstrar as atividades desenvolvidas, acompanhar o recebimento de doações quaisquer e informar a população, entre outras atribuições.
Na próxima reunião, agendada para o dia 11 de abril com inÃcio à s 18h nas dependências do Sesi Rio Negro, novas comissões podem ser constituÃdas e a expectativa é que a cada reunião, mais pessoas compareçam e somem forças para que o Hospital volte a ser orgulho de todos.
