Falta de médico especialista preocupa morador de Riomafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 06/04/2013 - 21h00

“Se não tem o especialista pelo SUS que tenha ao menos em uma clínica particular, para que não precisemos gastar em deslocamento e estadia em outros municípios”. Com esta afirmativa o aposentado dos Correios, Alamir Bueno da Silva, reclama da falta de um médico endocrinologista para atendimento especialmente de pacientes portadores de ‘diabetes’ em Riomafra.

Bueno da Silva cita que últimos dados apontavam para a existência de aproximadamente três mil pessoas portadoras do diabetes em Mafra e Rio Negro, número que considera ser ainda superior. “Temos tantas clínicas nos dois municípios e ninguém ainda pensou na disponibilização de um profissional especializado”? – indaga.

O único profissional endocrinologista que atuava em Riomafra deixou as cidades no final de agosto do último ano e seus pacientes agora são tratados por um clínico geral. O médico Luiz Gustavo atuava na Clínica Clidon, mas por motivos particulares deixou a cidade e foi atuar em Curitiba.

Para Alamir – que tem um filho com apenas seis anos de idade e portador do diabetes “Tipo 01”, a presença de um endocrinologista em alguma clínica, atendendo quer seja por convênios ou sistema particular iria auxiliar em muito os pacientes e seus familiares. Segundo ele, mensalmente vem se deslocando até Curitiba para atendimento ao seu filho, o que lhe gera gastos muito maiores que se houvesse um especialista em Riomafra. “Além de pagar a consulta particular ou consultar através de convênio, tenho gastos com deslocamentos, alimentação e outros”, aponta.

Conta o aposentado que já procurou inclusive o presidente da Câmara de Vereadores de Mafra, o também médico Vicente Saliba, solicitando que o mesmo intervenha junto às clínicas particulares, sendo que este falou que deve haver interesse não apenas pelas clínicas, mas principalmente do próprio profissional médico.

Nossa reportagem confirmou junto à Secretaria Municipal de Saúde que pelo Sistema Único de Saúde de Mafra, que não há especialista em endocrinologia atendendo no Município e a última informação que tinham era sobre o médico Luiz Gustavo, que é certo, foi atuar em outras plagas.

Silva conclui sua reclamação a alternando para sugestão: “que alguma clínica de tantas em Riomafra, busque por um profissional endocrinologista, para atendimento de tantos diabéticos que necessitam de tratamento”.

- Publicidade -
6 comentários publicados
  1. Vanessa

    Meu filho é portador de hemofilia tem apenas 1 ano e meio, e tambem necessita de um médico especialista no caso um hematologista coisa que nem em mafra e nem em rio negro temos disponivel , qdo precisamos de atendimento temos q nos deslocar ou para joinville ou para curitiba ,tambem acho q nao só o SUS mais as clinicas com atendimento particulares ou por convenio deveriam dispor de mais possibilidades para o municipes, fica aí a dica…

  2. Juca

    Espero que lembrem de tudo isso em 2014 quando forem escolher o presidente e etc. SÓ.

  3. Muuuuuuuito Indignado

    Concordo, enquanto o Governo do PT em Brasília só investe em belos estádios de futebol a Saúde quebra no país todo. Acho que os dois maiores legados que o PT deixará ao país serão os Hospitais dos pobres quebrados e o Crime tomando conta do país. Confiram e depois me cobrem. Na hora do votar vamos refletir minha gente!

  4. Tri-indignado

    Saúde está um caos no país todo, pois os Hospitais filantrópicos estão quebrando todos. Enquanto isso o governo do PT em Brasília, despeja bilhões para fazer estádios de futebol para a Copa. Pra saúde não tem, mas para o circo tem. Uma vergonha!

  5. INDIGNAÇÃO

    Realmente a Saúde de RioMafra está uma vergonha!!!

    A exemplo também dos moradores de Vila Ivete que só podem ser atendidos no posto do CAIC que não tem médicos para atender a comunidade conforme a real necessidade!Atendimento duas vezes na semana apenas é uma VERGONHA!
    As pessoas,muitas vezes com problemas de saúde graves, tem que dicar em pé na rua em frente ao posto das 2:00h da manhã até as 07:00h quando então abrem os portões para distribuírem as senhas,isso é uma vergonha para nossa cidade,entre tantos outros problemas que enfrentamos!
    Lembro que todos pagamos nossos impostos e é isto que estamos ganhando em troca?
    Parabéns seu prefeito e vereadores,é muito fácil um colocar a culpa no outro,não é mesmo,e nunca resolvem nada?
    E em quanto isso o povo sofre com estes descasos diários que cada vez só fazem aumentar!!!

    • Mafrense

      A falta de médicos especialistas é um problema nacional e não mafrense, está muito além da alçada pública e já estão sendo vistas estratégias de incentivo para que os médicos fixem sua carreira no interior, porém, por ora, não há como “obrigar” os médicos a ficarem nesta cidade ou em tantas que mal dispõe dos clínicos gerais.

      Já sobre a marcação de consulta tanto em ESF’s quanto na Policlínica Municipal continua desta maneira não porque o atual prefeito deixa, isto é muita questão de anos atrás… Já houve a tentativa de acabar com as filas e passar os atendimento para agendamento, porém não deu certo pois a população prefere ficar na fila e conseguir atendimento para o mesmo dia, pois sefosse por meio do agendamento iriam conseguir somente para a próxima semana, então, continuou-se a fila.

      Uma coisa que não entendo é porque o fato de criticar sempre mais o que é público.. As consultas por convênios médicos e até mesmo particulares (com os mesmos médicos que trabalham pelo SUS) chegam a demorar mais que se marcadas pelo SUS. Consultas com alguns ginecologistas, por exemplo, por convênios demoram cerca de três meses para serem marcadas e para isso ninguém fica criticando, só aceitam… Há muita coisa para ser melhorada no Sistema Público, mas porque só criticar????
      Ninguém fala que os planos de saúde não dão remédios, ninguém fala que é só o SUS que fornece o tratamento para os portadores do vírus HIV, ninguém fala que é só o SUS que fornece as bolsas para os pacientes ostomizados, ninguém fala que é só o SUS que fornece as vacinas, ninguém fala que as campanhas de prevenção são sempre realizadas pelo SUS, isso tudo ninguém fala!!!

      Dizem que os culpados de falta de médicos é o SUS, é o prefeito, é o governo, mas ninguém vê nos editais que são lançados que os médicos não se candidatam para as vagas que são oferecidas, as quais muitas vezes possuem um salário expressivo.
      Não sei onde que querem chegar dizendo que é só o SUS que não funciona, é só a escola pública que não funciona, é só a infraestrutura pública que não funciona (as empresas que cobram pedágios são “perfeitas”)…

      Somente algo para refletir…

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.