Maternidade de Mafra irá atender as gestantes de Rio Negro

Publicado por Gazeta de Riomafra - 23/09/2013 - 15h38

Finalmente o almejado convênio para que as gestantes rionegrenses atendidas pelo SUS possam ter seus filhos na Maternidade Dona Catarina Kuss de Mafra foi assinado.

Pelo referido convênio firmado entre as Secretarias de Saúde do Paraná e Santa Catarina ficou acertado o atendimento de até trinta gestantes rionegrenses por mês, com o Estado Catarinense recebendo do Estado Paranaense o valor de R$ 32 mil mensais, para pagamento do serviço prestado pela Maternidade de Mafra.

Isso foi alcançado graças ao empenho de algumas lideranças locais de Riomafra junto com a Secretaria da Saúde do Paraná e da 2º Regional de Saúde do Paraná.

Também é de se destacar a boa vontade e o empenho do direção e demais funcionários da Maternidade Dona Catarina Kuss, que, com sentimento e visão de que Riomafra é uma cidade só, não mediram esforços para que o convênio se realizasse.

Relembrando os fatos

No inicio da atual gestão da Prefeitura rionegrense a diretoria do Hospital Bom Jesus decidiu fechar a Maternidade que lá funcionava demonstrando que a estrutura física estava deteriorada com forro e telhado caindo e constantes prejuízos financeiros suportados por anos, que inviabilizaram a continuidade do serviço.

Inicialmente a alternativa encontrada foi um convênio com a maternidade da cidade de Fazenda Rio Grande para onde as gestantes rionegrenses eram levadas para terem seus filhos até recentemente.

No entanto, desde o inicio, quando foi informado pelo Hospital Bom Jesus de que não haveria mais atendimento na maternidade lá instalada, se tentou parceria com a maternidade Mafra, pois entendia que a Maternidade Catarina Kuss além de ter um excelente atendimento às gestantes e bebês, garantiria comodidade as gestantes e seus familiares por se situar na vizinha cidade de Mafra, sem precisar desgastantes deslocamentos para cidades mais distantes.

Contudo, num primeiro momento isso não foi alcançado, pois alguns procedimentos prévios deveriam ser observados até que o convênio fosse firmado. Agora isso se tornou realidade e as gestantes rionegrenses finalmente poderão também ser atendidas pela ótima maternidade de Mafra.

Até o ano de 2004 o inverso ocorria, onde a antiga Maternidade de Rio Negro, que fechou naquele ano, situada na pça. João Pessoa atendia sem distinção as gestantes de Mafra e toda região do planalto norte por mais de trinta anos. Agora Mafra poderá retribuir o socorro prestado aos rionegrenses, pois naquela época o governo do Paraná investia com seriedade na saúde e não deixava Rio Negro “de lado”, como aconteceu nos últimos anos e infelizmente ainda ocorre nos atuais dias.

Tanto o prefeito quanto a secretária de saúde de Rio Negro se mostraram bastante satisfeitos com o convênio firmado e sentem-se gratos, pelo apoio recebido da Maternidade Catarina Kuss e do governo de Santa Catarina. Acreditam que agora Rio Negro terá um atendimento de qualidade as suas gestantes.

- Publicidade -
7 comentários publicados
  1. Mafrense

    O pior é ver fotos dos políticos de Rio Negro sorrindo na frente da maternidade de outro Estado, como se tivessem feito uma grande realização pedindo emprestada a maternidade da cidade vizinha

  2. Pretinho Basico

    Será que a Maternidade Dona Catarina Kuss agora irá requisitar mais servidores ao governo do estado de SC? Afinal vai aumentar o trabalho do povo que já é bastante. E eu, então gostagria muito de estar lá. E viva nóis…

  3. Parabéns Mafra

    Isso é muito vergonhoso para Rio Negro!!
    É como tirar um alívio das costas…

    Parabéns Mafra, por abraçar uma causa que não é sua!

  4. Marcos

    Agora finalmente como nao vai mais nascer rionegrenses, poderiam juntar as cidades. O Povo economizaria salario de prefeito, verbas de vereadores, de funcionarios públicos folgados e metidos. Que se faça um convenio agora para Rio Negro desaparecer de vez. E finalmente o povo se livrar deste ônus.

    • Paulo André

      Excelente idéia.

  5. Analista

    Que beleza !
    Assim a prefeitura de Rio Negro não precisa se preocupar com as mulheres grávidas.

    Já não se preocupa com os doentes e emergências, que vão todos pra Mafra.

    Assim podem se dedicar a asfaltar ruas, que é muito mais importante.

  6. Leitor

    Se não nasce mais rionegrenses, então eles estão em extinção. Procede?

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.