Obras de Esgotamento Sanitário devem ser retomadas dentro de dois meses

Publicado por Gazeta de Riomafra - 03/06/2014 - 13h23

O chefe da agência da Casan de Mafra, Honório Fragoso em visita ao jornal Gazeta de Riomafra trouxe uma boa notícia aos munícipes mafrenses, as obras de esgotamento sanitário devem ser retomadas dentro dos próximos dois meses.

A área beneficiada é a sub-bacia 4, região central de Mafra, cerca de 12% da população, e que possui a maior densidade demográfica, atinge desde a BR 116, vem pela Av. José Severiano Maia, passa pela Felipe Schmidt, até a Maternidade Catarina Kuss e retorna para a BR 116.

A obra que ficou paralisada por mais de um ano, e que após paralisação na gestão municipal de 2012, do ex-prefeito Paulo Sérgio Dutra, por irregularidades em serviços mal realizados, dependia agora de uma liberação em Brasília.

O Ministério das Cidades exigiu que a obra de esgotamento fosse atrelada a construção de uma Estação de Tratamento, que deve estar pronta para que as obras possam ser retomadas.

A Casan já possuía um terreno para a construção desta Estação, que fica localizado na Vila Ivete, porém como neste local há algumas Araucárias, o Ibama interviu impedindo o corte destas árvores, desta forma a liberação para a construção ficou mais complicada e morosa.

Neste meio tempo a Casan pleiteou outro terreno próximo e que não possuía árvores nativas, terreno este que era da União. Em fevereiro deste ano a União doou esta área para a Casan, com exigência apenas de uma avaliação do valor do terreno. A liberação agora depende da Superintendência de Patrimônio da União, que fica em Brasília, para que aceite a avaliação.

Segundo Honório essa liberação deve ocorrer nas próximas semanas, e logo após terá início a construção da Estação de Tratamento, que será semelhante a que existe na cidade de Laguna – SC, com sistema moderno, num custo total de R$ 2 milhões. Depois de construída a Estação, passa-se a ligação das casas à rede.

Honório explicou que a empresa Itajuí, que já havia iniciado as obras do Esgotamento, deve continuar a realizar este serviço, com aditivo feito ao contrato inicial. Foram feitas algumas exigências, principalmente com relação aos reparos nas ruas, onde mesmo algumas que já foram consertadas, devem receber novo reparo.

A fiscalização em cima das ruas será mais rigorosa desta vez, tendo sido designado o engenheiro Felipe, que contará com o apoio de um técnico em saneamento para auxiliar nesta fiscalização. Ainda com relação aos reparos nas ruas, após reuniões entre Casan e Itajuí foi determinado que em ruas de paralelepípedo, seja misturado pó de cimento junto à areia, para que faça uma espécie de rejunte nas pedras, desta forma evitando o “trabalho” das pedras, que causa o afundamento e desníveis em alguns locais.

As demais etapas serão feitas por análise técnica, dependendo de que as ligações sigam para a Estação.

Na estação o esgoto passa por um gradeamento, donde é retirado todo entulho que possa cair no esgoto, como frascos de shampoo, desodorante, fralda descartável, etc. Após esta etapa ainda recebe um tratamento e só depois é lançado no rio Negro, com 95% de potabilidade.

Esta etapa da obra de Esgotamento Sanitário deve beneficiar mais de 5 mil pessoas.

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. Jairo Leal

    CLARO, DAQUI A DOIS MESES, PRÓXIMO DAS ELEIÇOES, ELES RECOMEÇAM, GANHAM OS VOTOS, POR QUE COM CERTEZA VAI APARECER PAI PARA ESTA CRIANÇA, OU MELHOR PAIS, DEPOIS ABANDONAM DE NOVO, E NÓS OS ” TONGOS”, ACREDITAMOS. DESCULPEM PESSOAL AGORA É A VEZ DA COPA, DEPOIS……….!!!!!!!!!

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.