Inicia neste ano em Mafra o projeto do governo federal “Educando com a horta escolar e a gastronomia” que tem por objetivo a formação de agentes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com vistas à promoção de hábitos alimentares saudáveis no meio escolar. Visa ainda resgatar as tradições culturais alimentares e a sociobiodiversidade de cada região brasileira.
A meta é atingir todas as escolas da rede municipal de ensino que ainda não trabalham com horta escolar. Deverá integrar toda a comunidade escolar através de estímulos e práticas pedagógicas, nas áreas da educação, nutrição, horta e gastronomia. Uma das metas do programa é atingir as crianças mafrenses, desenvolvendo nelas desde a infância, hábitos saudáveis em termos de alimentação.
O programa iniciará com a capacitação de profissionais da educação como: nutricionista, técnico agrícola, técnico pedagógico, representante do conselho de Alimentação Escolar e diretora de Alimentação. A aplicação efetiva nas escolas começará somente no próximo semestre.

Já teve greve no Estado do Paraná, agora em Santa Catarina. Em Mafra a situação está péssima e até agora a tendencia é piorar. Os alunos não podem repetir o lanche nas escolas, professores com pregressões pendentes, sem falar na estrutura das escolas. Tem escola interditada no ano passado que até hoje somente teve vistoria. Tá péssima a situação! O secretário da Educação do Município de Mafra nem é da área educacional. Teve de contratar uma assessora para despachar por ele! A educação mafrense regride em ritmo aceleradissimo com essa gestão do engenheiro na Secretaria da Educação!!!
Quem está a frente da Secretaria da Educação de Mafra? Uma pessoa desqualificada (engenheiro elétrico) ou uma aposentada? É a Secretaria com mais funcionários e com muita competencia, dos professores. Agora a Secretaria tem retrocesso na sua gestão!!! Política não convem com educação!!!