
O trabalho realizado através do Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd foi reconhecido pelos vereadores mafrenses, que entregaram na segunda-feira (16) uma moção de aplausos pela atuação dos policiais que atuam como instrutores do programa no Município.
O legislativo enalteceu a excelência do trabalho realizado por todos estes policiais que dedicam seu tempo no desenvolvimento de ações educacionais de capacitação para que crianças, adolescentes e adultos possam resistir às drogas e à violência, tendo em vista que o programa integra PM, família e escola, atua na valorização da vida e na construção de uma sociedade mais justa, sadia e feliz.
Receberam a moção os atuais instrutores do Proerd, soldados Éverton Cidral, Valdirene Camargo, Marcelo Jankovski, Josué Zellner, Fabio Maurer Marques e Marcos Furtado. E também os antigos instrutores do programa, sargentos José Carvalho Carneiro, Maristela Xavier, João Ostroburski, Miriane Arbigaus da Silveira e Sérgio Rodrigues, cabo Marcelo Soares e subtenente Pedro Luiz de Moraes.
Tribuna
Na ocasião, o comandante da Guarnição Especial de Mafra – Gemfa, tenente-coronel Gilberto Dominico, utilizou a tribuna para falar sobre os 17 anos do Proerd, instituído em 16/03/1998, fazendo menção a todos os policiais que já atuaram no programa. O soldado Cidral, instrutor do programa, também fez uso da palavra, fazendo retrospectiva do ano de 2014 e a apresentação das metas do Proerd para 2015.
Em toda a área de abrangência da Gemfa, o Proerd formou em 2014 o total de 1.865 alunos, sendo 390 de Itaiópolis; 394 de Papanduva; 156 de Monte Castelo; 884 de Mafra; e 40 alunos do Proerd Pais. Para 2015, o soldado afirmou que uma das perspectivas é a de atender 100% dos alunos do 5º ano, além de manter a realização de parcerias com os poderes executivo, legislativo, judiciário, bem como com a comunidade.
A PM também solicitou auxílio para conseguir um lugar mais amplo para as formaturas dos alunos, onde a expectativa é de 1.300 formandos.
